Brasil encerra o Pan-Americano Júnior com campanha recorde

Imagem : Instagram timebrasil
Imagem : Instagram timebrasil

O Time Brasil concluiu sua participação nos Jogos Pan-Americanos Júnior em Assunção, no Paraguai, com resultados inéditos. A delegação registrou 175 pódios, incluindo 70 medalhas de ouro, e garantiu 48 vagas diretas para o Pan adulto de Lima, em 2027, estabelecendo novos recordes de desempenho da competição.

O presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB) avaliou o desempenho como extremamente positivo, destacando que os objetivos foram superados, especialmente em comparação com a edição anterior em Cáli, com crescimento nos indicadores de ouro, pódios e vagas por modalidade. A meta de classificar-se entre os três primeiros foi estimada como mínima.

Com 363 atletas e participação em 28 esportes, o país assegurou 48 vagas diretas para o Pan de Lima. O evento proporcionou maior preparo técnico e estratégico para o ciclo 2028,  incluindo componentes como experiência de missão esportiva e participação poliesportiva.

A campanha histórica reforça a força da formação esportiva nacional. Ao gerar benefícios como visibilidade, inspiração e fortalecimento da política pública do esporte, o desempenho contribui para o amadurecimento de futuras gerações de atletas e consolida o Brasil como referência continental em mobilidade esportiva.

Resumo da participação brasileira

  • Pódios totais: 175
  • Medalhas de ouro: 70
  • Prata: 50
  • Bronze: 55
  • Vagas diretas para o Pan de Lima 2027: 48
  • Total de atletas: 363

 

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.