O Presidente Jair Bolsonaro participa da Solenidade de Promoção de Oficiais-Generais, em Brasília (DF).
O chefe do Estado Maior do Exército deu as boas vindas:
No dia de hoje, por delegação de nosso Comandante, o General MARCO ANTONIO FREIRE GOMES, tenho a honra de saudar, em nome do Exército Brasileiro, os oficiais generais recém-promovidos.
Sabe-se que a promoção a general é o reconhecimento maior a que um soldado vocacionado pode aspirar. Corresponde ao ápice da trajetória castrense, alcançada após longa jornada de dedicação e sacrifício.
Comemoramos, hoje, a promoção de um general de exército, quatro generais de divisão e cinco generais de brigada. Cumprimento-os pelo êxito em nossa vibrante carreira das armas e pela renovação da confiança que a Força lhes dispensa.
Permitam-me, porém, neste dia tão importante, dirigir minhas palavras especialmente aos cinco generais de brigada aqui perfilados, escolhidos com o propósito de contribuir para a condução dos destinos da Força Terrestre. Essa escolha, feita pelo Alto-Comando do Exército, é resultado de rígido e criterioso processo meritocrático, baseado na longa, rica e diversificada carreira militar de cada um, fruto de mais de trinta anos de experiência profissional.
Tenho a convicção de que os nossos novos oficiais-generais, soldados experimentados, forjados no cumprimento das mais variadas missões, empunharão a espada que em breve receberão com segurança, equilíbrio e sabedoria, honrando a si e a história de nossa Instituição.
O Exército de Caxias os saúda pela vitória alcançada. Uma nova etapa se inicia. Vivam ainda mais intensamente o propósito, os princípios e os valores da Instituição.
O homem avança em razão de seu passado e de seu potencial. Mas, o que se espera do novo Chefe é o novo que ele representa e pode produzir para responder às necessidades do presente e aos desafios do futuro. Essa é a natureza primária da evolução. A entrada dos senhores no círculo dos oficiais-generais vem marcada por essa expectativa.
Os que passam o bastão aos senhores sabem que não fizeram tudo que gostariam; mas sabem também que hipotecaram o melhor de suas energias para deixar aos sucessores uma plataforma adequada, base para novos avanços, certos de que aqueles que os sucederão farão mais e melhor. A melhoria contínua, a evolução e a própria transformação do Exército decorrem desse credo. E, agora, estão nas mãos dos senhores.
O mundo em que vivemos, caracterizado por um cenário estratégico volátil, incerto e menos globalizado, traz novos desafios e oportunidades. Nessa conjuntura tão complexa, o elemento mais marcante, que forja narrativas do mundo contemporâneo, é a revolução digital, representada pela velocidade quase instantânea da informação. As mídias sociais, que mudaram a forma de comunicação, constituem um desafio, pois possuem potencial para alterar a percepção real dos fatos. Nesse novo ambiente informacional, precisamos de líderes dotados de elevado grau de iniciativa, visão estratégica e capacidade para conduzir seus homens com a crença nos valores militares e a confiança na hierarquia e na disciplina, bases de nossa Instituição.
Nesses tempos de restrições orçamentárias, em que a racionalização é um imperativo, os chefes militares precisam considerar o custo-benefício das iniciativas estratégicas, com foco na atividade-fim, para definir prioridades. Isso significará fazer mais com menos, administrar recursos com inteligência e efetividade, buscar a sinergia entre os sistemas operacionais e incorporar novas capacidades, sempre com o objetivo de ampliar o poder de combate da Força Terrestre e sua capacidade de dissuasão.
Exércitos não se improvisam. O Brasil necessita possuir poder dissuasório real, possível de ser estimado e respeitado, para que possamos preservar os interesses nacionais.
Os desafios de hoje não são diferentes dos desafios superados por aqueles que nos antecederam e construíram um Exército profissional, efetivo e respeitado; o BRAÇO FORTE que protege e a MÃO AMIGA que apoia, um Exército firmemente comprometido com suas missões constitucionais.
Os senhores, no desempenho de suas novas comissões, devem assegurar a continuidade da Força em torno dos princípios e valores éticos que herdarmos de nossos antepassados, decidindo a partir de suas experiências, coerentes com a realidade do presente, e com olhar voltado ao futuro.
Caros oficiais generais recém-promovidos!
A coragem, potencializadora das demais virtudes, continua sendo o principal atributo do chefe militar. Os valores do nosso Exército precisam ser transmitidos por meio de ações cada vez mais tangíveis. A liderança alinha a hierarquia e a disciplina e mantém a coesão da Força.
Dirijo-me agora aos familiares e amigos que, aqui presentes, abrilhantam esta solenidade. Não há ocasião mais adequada para reconhecer o suporte inabalável de suas famílias que os acompanham nessa jornada, incentivando nos momentos difíceis e vibrando com suas conquistas.
Novos generais de brigada!
O Exército vê nos senhores a sucessão dos tempos, representando uma Instituição que preserva valores, aprende, se renova e se transforma para melhor servir ao Brasil.
Estamos certos de que os senhores são soldados por vocação, preparados e motivados. Em breve, ocuparão importantes cargos na estrutura da Força nos mais longínquos rincões do nosso Brasil, guiando seus subordinados com base no exemplo, sempre rumo ao cumprimento da missão.
Caros generais!
Unindo nossa alegria com a dos seus familiares e amigos, cumprimento-os pela vitória alcançada.
Cultuem as nossas tradições e honrem a história de nosso Exército.
Sejam muito felizes!
General de Exército VALÉRIO STUMPF TRINDADE
Chefe do Estado-Maior do Exército