Brasília — O ex-presidente Jair Bolsonaro foi submetido neste domingo (13) a uma cirurgia de grande porte no Hospital DF Star, em Brasília, para tratamento de obstrução intestinal. De acordo com boletim médico divulgado pela equipe responsável, o procedimento teve duração de 12 horas e envolveu uma extensa lise de aderências e reconstrução da parede abdominal.
A operação foi realizada sem intercorrências e não houve necessidade de transfusão de sangue, segundo os médicos. A obstrução intestinal que motivou a intervenção cirúrgica foi causada por uma dobra no intestino delgado, que dificultava o trânsito intestinal. O problema foi solucionado com a liberação das aderências.
Bolsonaro encontra-se atualmente internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, estável clinicamente, sem dor e sob cuidados médicos intensivos. Ele recebe suporte clínico, nutricional e medidas preventivas contra infecções.
O boletim foi assinado pelo Dr. Cláudio Birolini, chefe da equipe cirúrgica, e pelos cardiologistas Dr. Leandro Echenique, Dr. Ricardo Camarinha e Dr. Brasil Caiado. Também assinam o diretor médico do hospital, Dr. Guilherme Meyer, e o diretor geral, Dr. Allisson Barcelos Borges.
Essa é mais uma das complicações enfrentadas por Bolsonaro desde a facada sofrida durante a campanha presidencial de 2018, que causou sucessivas internações e intervenções cirúrgicas nos últimos anos.