Durante debate na Fundação FHC, em São Paulo, nesta segunda-feira (22), o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, saiu em defesa do colega Alexandre de Moraes, tecendo elogios à atuação do magistrado. Na ocasião, Barroso disse que Moraes merece “admiração e respeito” e que cumpre um “papel muito importante nesse momento brasileiro”.
Segundo informações da Folha de S.Paulo, no contexto da declaração, o presidente da Corte mencionava o 8 de janeiro de 2023, descrito por ele como um “quadro muito complicado” em que o “Supremo teve que assumir um pouco o front desse embate com o extremismo”.
“Por isso que eu tenho defendido a atuação do ministro Alexandre de Moraes. Primeiro, pelo custo pessoal: ele foi um sujeito que corajosamente enfrentou um desgaste pessoal, que tem ameaça para ele, para a mulher, para o filho. Todos nós sofremos. Mas ele mais do que todo mundo. No conjunto, eu acho que a atuação dele merece a admiração e respeito, e eu tenho defendido que acho que ele tem um papel muito importante nesse momento brasileiro” declarou Barroso.
O magistrado também aproveitou o ensejo para criticar as redes sociais.
“É um modelo de negócio que, no entanto, muitas vezes invoca a liberdade de expressão para justificar o incentivo algorítmico à difusão do ódio” assinalou.
As palavras de Barroso foram proferidas em um momento de intenso questionamento à atuação de Moraes, não somente dentro do país, mas também no cenário internacional, devido às reiteradas críticas e acusações de censura que o dono do X, Elon Musk, tem feito contra o ministro.
*PN