O trânsito brasileiro é sempre um problema e muita gente reclama no dia a dia. No entanto, nem de longe é o pior do mundo, ao menos segundo uma pesquisa divulgada pelo Traffic Index 2023.
Segundo o levantamento, Londres, capital da Inglaterra, lidera essa lista, seguida por Toronto, no Canadá, e Milão, na Itália. Mas isso não quer dizer que o trânsito brasileiro seja uma ‘maravilha’.
Ao contrário, o Brasil tem nove delas entre as 387 divulgadas, sendo que São Paulo é a pior no cenário nacional, ficando em 33º lugar do ranking das piores do mundo, considerando o nível de congestionamento. No total, o paulistano gastou cerca de 105 horas, em média, no trânsito durante o ano passado.
Além disso, vale lembrar que não é apenas a quantidade de horas perdidas no trânsito que se sabe. No caso de Recife, com 116 horas perdidas no trânsito em 2023, é a segunda pior no cenário nacional, considerando todo o contexto.
Até mesmo Curitiba, tida como uma cidade organizada e futurista, está entre as de pior trânsito, fechando o ‘top 3’ do Brasil. No ano passado, os curitibanos ficaram cerca de 94 horas presos nas vias.
Outra cidade considerada problemática é Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais. Em 2023, os motoristas perderam 109 horas dentro de seus carros.
Ainda entre as cinco piores do país em termos de trânsito está Fortaleza, capital do Ceará. No ano anterior, os motoristas perderam 92 horas dirigindo nos congestionamentos.
Outros municípios na lista
Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, teve 100 horas gastas, em média, no trânsito, considerando também o ano passado.
O Rio de Janeiro foi a sétima pior cidade brasileira em termos de trânsito. Lá, foram perdidas 81 horas em média durante 2023.
Salvador, na Bahia, teve 67 horas de congestionamento médio no ano passado. Por isso, aparece como a oitava pior cidade.
E, para fechar a lista dos brasileiros no ranking, está Brasília. Embora a capital federal seja uma cidade planejada, está em nono lugar entre os piores trânsitos do país, com 81 horas em média gastas dirigindo durante o ano passado.
Enfim, mesmo com todos esses problemas, o trânsito brasileiro não é o pior do mundo. Em cidades consideradas desenvolvidas, de países ricos, o trânsito pode ser mais problemático. Se é que isso serve de ‘consolo’ para paulistanos, cariocas, curitibanos e demais pessoas no dia a dia quando o assunto é congestionamento.