fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Arthur do Val tem mandato cassado pela Alesp

Foto: Divulgação/Alesp
Foto: Divulgação/Alesp

Nesta terça-feira (17), a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), cassou o mandato do ex-deputado estadual Arthur do Val.

A decisão da cassação proposta pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar teve 73 votos a favor da cassação dos 94 possíveis. Do Val, mais conhecido como “Mamãe falei”, perde os seus direitos políticos e fica inelegível por oito anos.

O deputado Arthur do Val foi à fronteira entre a Eslováquia e a Ucrânia, país em situação de guerra, para, segundo ele, ajudar os ucranianos contra a Rússia. O deputado enviou áudios a amigos, divulgados posteriormente pela imprensa, em que elogia a beleza das refugiadas ucranianas e diz que as mulheres de lá são “fáceis” por serem pobres.

Na chegada ao Brasil, o deputado deu entrevistas confirmando ser o autor dos áudios e retirou sua pré-candidatura ao governo do estado de São Paulo. Ele afirmou ter cometido “um erro em um momento de empolgação”.

Defesa

Quando aprovado, o relatório que pediu a cassação do deputado, em sua fala de defesa, na sessão da Comissão de Ética, Arthur do Val reconheceu que errou e pediu desculpas. “Eu errei. Ponto final. Houve erro. Eu quero pedir desculpas aqui principalmente às mulheres ucranianas que estão aqui e às pessoas que verdadeiramente se ofenderam com os meus áudios. Eu devo essas desculpas”, disse.

Comentários