Influenciadora afirma ter sido alvo de represálias após acusar influenciador investigado por exploração de menores
A influenciadora Antonia Fontenelle, identificada com o campo bolsonarista, revelou que denunciou o influenciador Hytalo Santos em 2024 — um ano antes de o youtuber Felipe Pereira, conhecido como Felca, expor publicamente um suposto esquema de exploração de crianças e adolescentes nas redes sociais.
Segundo Antonia, as acusações que fez resultaram em processos e represálias judiciais contra ela. Em áudio enviado à coluna de Mônica Bergamo, afirmou:
“E o resultado são processos, são represálias contra mim”.
Na ocasião, uma decisão judicial determinou a remoção do vídeo em que ela citava Hytalo.
Acusações e histórico do influenciador
Felca também mencionou Hytalo Santos como um dos que lucraram com a exposição sexualizada de adolescentes. Em 2024, Fontenelle já havia feito declarações semelhantes, acusando-o de envolvimento com exploração de menores.
Hytalo Santos, que soma mais de 20 milhões de seguidores nas redes sociais, é investigado pelo Ministério Público da Paraíba (MP-PB) desde 2024 por exploração infantil e trabalho infantil. Uma força-tarefa entrou com ação civil pública pedindo que ele seja proibido de acessar redes sociais e que jovens sob sua tutela retornem para suas famílias.
Ao se defender, Hytalo disse que vive com os jovens em uma “família não tradicional” e que colabora com as investigações.
Apoio de Felca e crítica à seletividade das reações
Antonia Fontenelle agradeceu ao youtuber Felca por reforçar uma pauta que, segundo ela, já vinha defendendo:
“Pelo que estou vendo, não é sobre o que se fala, é sobre quem fala. Eu não poderia deixar de agradecer ao Felca porque fez coro a uma luta minha que não é de hoje, mas de muito tempo”.
Repercussão política
Após a divulgação das denúncias por Felca, 32 projetos de lei foram apresentados na Câmara dos Deputados com o objetivo de prevenir e combater crimes contra crianças e adolescentes na internet, incluindo exposição indevida, adultização e exploração sexual.