O ministro Alexandre de Moraes autorizou que o ex-presidente Jair Bolsonaro conceda entrevista ao Grupo Abril, dona da Revista Veja. A decisão foi tomada no âmbito da ação penal 2.668, que reúne investigações contra o ex-presidente e ex-integrantes de seu governo.
LEIA AQUI A ÍNTEGRA DA DECISÃO
Segundo Moraes, a realização depende do interesse do próprio Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar desde agosto. O ministro determinou que a defesa seja intimada para se manifestar no prazo de cinco dias. “Intimem-se os advogados regularmente constituídos por Jair Messias Bolsonaro, inclusive por meios eletrônicos, para que informem se o réu tem interesse em receber a visita de Abril Comunicações S.A. para realização de entrevista”, escreveu o relator no despacho.
O pedido foi apresentado pela Abril Comunicações em 29 de setembro, com solicitação para realizar uma entrevista sobre eleições, “com a anuência do próprio e de seus patronos, com data, duração da entrevista e quantidade de perguntas a critério do entrevistado”.
A decisão segue os mesmos parâmetros da PET 14.129/DF, quando Moraes também autorizou a Folha de S. Paulo a entrevistar o ex-presidente. No caso do podcast, a defesa precisa confirmar o interesse de Bolsonaro, já que o formato não seria transmitido ao vivo e se comprometeria a respeitar sigilos e determinações judiciais.
O despacho ainda determinou ciência à Procuradoria-Geral da República.