fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Aion V: o SUV elétrico que tem 1000 km de alcance e recarga de 8 minutos

Divulgação/montadora
Divulgação/montadora

A montadora chinesa GAC lançou recentemente na China a segunda geração do Aion V, um SUV elétrico que integra a linha da submarca global da empresa. A GAC tem planos ambiciosos de inaugurar uma fábrica de carros no Brasil, onde os modelos elétricos da Aion estão entre os mais cogitados.

O novo Aion V recebeu uma significativa repaginada, especialmente na dianteira, que ganhou faróis maiores e um novo para-choque com entradas de ar renovadas. Na parte traseira, as luzes agora estão dispostas verticalmente, promovendo um design mais moderno e atraente.

Novas dimensões do Aion V

Em termos de dimensões, o Aion V 2024 é ligeiramente menor que seu antecessor. O carro mede atualmente 4,60 m de comprimento, 1,85 m de largura e 1,66 m de altura, com um entre-eixos de 2,77 m. O porta-malas tem uma capacidade inicial de 427 L, que pode ser expandida para 987 L com os bancos rebatidos.

Quais são as motorizações disponíveis?

A GAC oferece duas opções de motorização para o Aion V, ambas com um único motor elétrico. A versão básica produz 203 cv e 24,47 kgfm de torque, enquanto a versão mais potente gera 224 cv mantendo o mesmo torque. Ambas aceleram de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos.

Opções de bateria e autonomia

O Aion V está disponível com baterias de fosfato de ferro-lítio de várias capacidades: 62,3 kWh, 62,7 kWh, 75 kWh, 75,3 kWh e 90,2 kWh. Segundo o ciclo CLTC, essas baterias oferecem autonomias de 520 km, 650 km e 750 km, respectivamente. Com a arquitetura de carregamento de 400 V, as baterias podem recuperar até 370 km de alcance em apenas 15 minutos de carregamento.

A combinação de motores e baterias está disponível em 11 versões diferentes, que variam de acordo com os pacotes de equipamentos oferecidos. Todos os modelos vêm equipados com uma central multimídia de 14,6 polegadas e um painel digital LCD.

Equipamentos tecnológicos

O interior do Aion V é repleto de equipamentos de última geração. Entre os destaques estão as saídas de ar e maçanetas de metal, além de uma barra iluminada no painel. O SUV também vem com dois carregadores por indução — um para o motorista e outro para o passageiro — e um compartimento de 6,6 litros que pode resfriar até -15°C ou aquecer até 50°C.

  • Central multimídia de 14,6’’
  • Quadro de instrumentos digital LCD
  • Saídas de ar e maçanetas em metal
  • Barra iluminada no painel
  • Dois carregadores por indução
  • Compartimento de resfriamento e aquecimento

Segurança e tecnologia de condução

Um dos grandes atrativos do Aion V é seu sistema avançado de condução autônoma, o ADiGO Pilot, gerenciado pelo chip NVIDIA Orin-X. Nos modelos mais sofisticados, o SUV vem equipado com lidar no teto, radares de ondas milimétricas, 11 câmeras e 12 radares ultrassônicos, conferindo ao veículo uma direção inteligente e radical.

Preços e lançamento no Brasil

Na China, o Aion V tem preços que variam entre 129.800 e 189.800 yuans (aproximadamente R$ 101.400 a R$ 148.300). Embora a GAC ainda não tenha confirmado quais modelos trará para o Brasil, alguns carros da linha Aion foram exibidos durante uma visita de executivos chineses ao estado do Amapá, um dos locais cotados para a instalação da nova fábrica.

A GAC está empenhada em expandir sua presença global e o lançamento do Aion V é um passo importante nessa direção. Com uma combinação de design moderno, autonomias significativas e tecnologia de ponta, o Aion V promete conquistar tanto o mercado chinês quanto o brasileiro.

 

Divulgação/montadora GAC

Comentários