Brasília — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não consegue abrir vantagem no cenário de 2º turno para 2026. Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta segunda-feira, 27 de outubro de 2025, mostra Lula tecnicamente empatado com três potenciais adversários: Jair Bolsonaro (PL), Michelle Bolsonaro (PL) e Tarcísio de Freitas (Republicanos). Nos recortes divulgados, o petista aparece com 44,9% contra 41,6% de Bolsonaro; 44,7% contra 41,6% de Michelle; e 44,9% contra 40,9% de Tarcísio — diferenças dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais.
O instituto também testou Flávio Bolsonaro (PL-RJ): Lula faria 46,7% contra 37% do senador. Já nas simulações de 1º turno, o presidente lidera hoje contra os principais nomes da direita, mas sem “gordura” para queimar — cenário que reforça a estagnação do Planalto em meio a desgaste político e econômico.
A pesquisa ouviu 2.020 eleitores entre 21 e 24 de outubro em 162 municípios, com 95% de confiança. Em resumo: mesmo com a máquina federal, Lula não descola; a oposição, por sua vez, mantém competitividade com diferentes perfis (Bolsonaro, Michelle e Tarcísio), sinalizando que o jogo de 2026 começa zerado — e com risco de virada.
Por: Hamilton Silva é jornalista e editor-chefe do DFMobilidade
Siga o DFMobilidade: Instagram, Facebook e Telegram — @DFMobilidade. Com




