Na madrugada de 13 de junho de 2025, o sistema digital de apresentação de planos de voo (FPL) no Brasil entrou em colapso, ficando completamente fora do ar a partir das 2h00. O evento impediu que companhias aéreas e pilotos privados submetessem rotas e horários de voo pelos meios eletrônicos usuais, forçando o retorno imediato ao envio analógico de informações via telefone ou e-mail .
O problema foi atribuído a uma falha no sistema alimentador do SIGMA (Sistema Integrado de Gestão dos Movimentos Aéreos), gerenciado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) em São José dos Campos. Conforme nota divulgada pelo próprio DECEA, “todos os esforços estão sendo envidados para o restabelecimento do sistema, com a maior brevidade possível. Paralelamente, o DECEA adotou medidas operacionais para mitigar os impactos e garantir a fluidez e a segurança das operações aéreas em todo o território nacional” .
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Enquanto a aviação comercial, que opera com rotas regulares, sofreu apenas atrasos pontuais, o setor de aviação executiva foi o mais afetado, pois cada voo demanda um plano de voo individual. Segundo reportagens especiais, muitas aeronaves ficaram retidas em pátios até que as autorizações fossem consolidadas por contato telefônico .
Em situações de degradação dos sistemas eletrônicos, a Circular do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) determina que sejam aceitos apenas planos de voo apresentados com até 120 minutos de antecedência à hora estimada de saída, utilizando-se os canais de voz ou fax disponibilizados pelas salas AIS dos aeródromos . Essa diretriz, prevista na ICA 100-11, visa assegurar a continuidade mínima das operações e manter o controle de tráfego, ainda que de forma limitada.
O restabelecimento pleno do serviço digital de planos de voo ainda não tem prazo definitivo, mas autoridades aeronáuticas afirmam que o sistema deve voltar a operar normalmente nas próximas horas, após a conclusão dos reparos técnicos no SIGMA. Até lá, companhias aéreas e pilotos seguem adotando os procedimentos de contingência previstos pelos órgãos reguladores, com prioridade para voos essenciais e operações de emergência.
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