Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais, conhecida o vale da eletrônica e com 44 mil habitantes e com 5200 empresas ativas. A cidade tem 130 anos de fundação.
Quem está em grandes cidades brasileiras se depara com a dificuldade de pegar carros de aplicativos. Nos últimos anos, esse mercado afunilou, a concorrência diminuiu e dois apps, Uber e 99, concentram a disputa. Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais, conhecida pela alta tecnologia que desenvolve, convive com uma realidade bem diferente.
O município de 44.000 habitantes tem oito aplicativos de corrida – Uber e 99 não entram na conta. A Uber diz que atua na cidade, a prefeitura informa que não tem como confirmar que os motoristas habilitados usem o app. A 99 não respondeu. Para os moradores da cidade, a carteira de apps é formada
◾ Klick Driver
◾ Cooper Driver
◾ Sandicar
◾ Tchepcar
◾ Vale Driver
◾ Camaleon Car
◾ Mobi Vale
◾ Vamuuai, com aquele apelo bem mineiro
Todos eles criados por motoristas locais e sem grandes – ou pequenos – fundos de investimento por trás. São retratos do empreendedorismo raiz e reúnem todos os seus temperos: a busca por autonomia, a vontade de crescer, os perrengues diários e disputas. A cada desentendimento ou mudança de perspectiva de um dos motoristas, nasce um aplicativo novo. O quadro cria uma peculiaridade na cidade. Por causa da “rivalidade”, em geral os mais de 300 motoristas só podem prestar serviço para um entre as oito opções locais.
*Com informações da Exame