51,8% dos brasileiros desaprovam governo Lula, aponta pesquisa AtlasIntel

Foto: Ricardo Stuckert / PR
Foto: Ricardo Stuckert / PR

Pesquisa divulgada pela AtlasIntel nesta terça-feira (8.jul.2025) revela que 51,8% dos brasileiros desaprovam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), recuo de 1,9 ponto percentual em relação ao mês anterior, quando a rejeição atingiu 53,7%. No mesmo período, o índice de aprovação subiu de 45,4% para 47,3%, e 0,9% dos entrevistados não souberam responder .

O levantamento foi conduzido em parceria entre Latam Pulse, Bloomberg e AtlasIntel, com coletas realizadas entre 27 e 30 de junho de 2025, por meio de questionários on-line aplicados a 2.621 pessoas, em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95% .

Além do índice de aprovação/aprovação, 51,2% dos entrevistados avaliam a gestão presidencial como “ruim” ou “péssima”, enquanto 41,6% a consideram “ótima” ou “boa”. Outros 7,2% definem o governo como “regular” .

Em 12 de junho, pesquisa Ipsos-Ipec mostrou que 55% da população desaprova a forma de governar de Lula, contra 39% que aprovam, além de 58% dos brasileiros declararem não confiar no presidente. Por sua vez, 50% afirmam que o governo está pior do que esperavam, e apenas 20% o consideram melhor .

O descontentamento com medidas econômicas também se reflete em sondagem Genial/Quaest de 4 de junho, na qual 50% dos entrevistados afirmaram que o governo errou ao manter o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para compra de dólar e remessas ao exterior, e a reprovação ao presidente alcançou 57% – o pior resultado da série histórica desse instituto .

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República não se manifestou até o fechamento desta edição.

Analistas políticos avaliam que a continuidade desses patamares elevados de rejeição pode comprometer a capacidade do Executivo de aprovar reformas no Congresso e de recuperar o apoio perdido junto a distintos segmentos do eleitorado.

Compartilhe sua opinião e siga o DFMobilidade nas redes sociais:

 

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.