O Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) aprovou, nessa quinta-feira (23/10), por ampla maioria de votos, o projeto de reforma do Percurso Turístico Cultural do Setor Tradicional de Planaltina. De autoria da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), a iniciativa prevê a construção de calçadas mais amplas que valorizem o pedestre e placas de sinalização destacando o valor histórico de monumentos.

A iniciativa prioriza o turismo com ampliação de calçadas, reformas de acessibilidade e mobiliário urbano especial. Sinalização turística, arborização urbana e iluminação pública para os monumentos estão contemplados, respeitando as edificações históricas existentes. Com relação à estrutura urbana, as obras incluem drenagem, instalação de um coreto na praça do Museu Histórico, um Skate Park na praça da Igreja São Sebastião e recuperação de ambiente para prática de capoeira.
No local de trânsito de veículos, o projeto visa elevar o piso ao nível das calçadas e praças com implantação de piso intertravado. O objetivo é reduzir o fluxo de veículos, priorizando o pedestre e criando espaços compartilhados. A definição de pontos de travessia visa à segurança dos pedestres.
Para a elaboração do texto, foram considerados aspectos discutidos em oficina participativa com a comunidade de Planaltina, realizada em 2016. Diversas atividades junto aos moradores mapearam as necessidades e obras a serem feitas. Após o Conplan, o projeto segue para aprovação por portaria da Seduh e, depois, será encaminhado à Secretaria de Obras (SODF) para elaboração de projetos complementares e orçamento.




