O Distrito Federal segue em ritmo acelerado na construção do corredor exclusivo de ônibus da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig). A obra é considerada uma das mais importantes em andamento na capital. Em apenas 18 meses, o governo do distrito federal (GDF) já liberou quatro novos viadutos para o trânsito: Trecho 1, Trecho 2, Sudoeste e, mais recentemente, Trecho 5.
Avanço por trechos e previsão de conclusão
Contando com investimento de R$ 160 milhões, o projeto está transformando a região central de Brasília. A obra inclui a construção de novas vias, corredores de ônibus, ciclovias, passarelas e passagens subterrâneas para pedestres. A parte viária no sentido Eixo Monumental está praticamente concluída, e o cronograma segue em dia.
Recomendamos para você:
A previsão da Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF) é entregar todo o viário concluído nos primeiros meses de 2026. A totalidade da obra está prevista para abril do mesmo ano. No Trecho 1, as obras viárias estão quase finalizadas, com foco na conclusão da faixa exclusiva de ônibus e na ampliação da passarela da Octogonal. No Trecho 2, as estruturas dos viadutos estão concluídas, e a empresa trabalha na escavação da conexão entre Octogonal, Sudoeste e Epig, além da troca do pavimento por concreto.
O Trecho 4 concentra os serviços mais desafiadores, com a construção de dois viadutos e três passagens subterrâneas. As fundações estão prontas, e o trabalho atual se concentra na substituição do asfalto por concreto. No Trecho 5, o pavimento foi totalmente substituído nos dois sentidos, e segue a construção do corredor de ônibus e da via de ligação ao novo viaduto. O Trecho 6 tem as duas novas pistas em concreto concluídas, com trabalhos atuais em meios-fios, estacionamentos, calçadas, ciclovia e paisagismo.
A obra da Epig é considerada estratégica para o sistema viário do DF. O projeto visa reduzir o tempo de deslocamento, melhorar o transporte público e integrar diferentes regiões em um corredor moderno e sustentável.