Mais de 170 goianos denunciaram à Ouvidoria do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) terem sido vítimas de golpe no IPVA e Licenciamento neste ano. A prática criminosa tende a aumentar com a proximidade do prazo de pagamento dos tributos, que foi prorrogado para 31 de outubro.
Mecanismo do golpe e canais oficiais
Segundo os relatos feitos ao órgão, os golpistas entram em contato por WhatsApp, e-mail ou redirecionam as vítimas para sites falsos após buscas em plataformas online. Em alguns casos, os prejuízos financeiros ultrapassaram R$ 5 mil. A atenção deve ser redobrada, pois os criminosos exploram a desatenção dos motoristas.
Recomendamos para você:
As formas oficiais de pagamento são via boleto bancário ou Documento Único de Arrecadação (DUA). Estes documentos estão disponíveis apenas no aplicativo Detran GO ON ou no site oficial do Detran-GO. O pagamento via Pix também é possível, mas é fundamental conferir o CNPJ do destinatário: 02.872.448/0001-20.
Como evitar fraudes e denunciar
O Detran-GO reforça a importância de buscar apenas os canais oficiais para emissão de boletos. É possível parcelar os débitos no cartão de crédito em negociações com empresas credenciadas pelo órgão. Quem foi vítima deve registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil. A denúncia também pode ser feita na Ouvidoria do Detran-GO pelo Portal Expresso.
A Diretoria de Tecnologia da Informação monitora e denuncia diariamente sites e perfis falsos que simulam os canais do órgão. A recomendação é sempre digitar o endereço oficial (goias.gov.br/detran) no navegador. Evitar clicar em anúncios patrocinados nos buscadores é outra medida de segurança importante.