O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) promoveu, na noite desta terça-feira (7) de outubro, mais uma edição da Operação Sossego, em Águas Claras. A ação teve como objetivo combater infrações que causam perturbação do sossego público e colocam em risco a segurança viária. Foram montados dois pontos de bloqueio na região.
Irregularidades e segurança viária
Agentes de trânsito abordaram um total de 180 condutores. As equipes autuaram 17 motocicletas por escapamento alterado, 12 condutores por inabilitação e sete por infrações diversas, como CNH vencida, sistema de iluminação alterado, arrastamento de pneus e trafegar na contramão. Outras 18 autuações diversas também foram registradas, totalizando 51 infrações.
Um levantamento feito pelo Detran-DF apontou que a maioria dos condutores de motocicletas flagrados sem habilitação atuava como entregador de mercadorias. A situação é recorrente nas operações de rotina. Muitos motociclistas trabalham de forma irregular, o que coloca em risco a própria segurança e a de pedestres e demais usuários da via.
A Operação Sossego é realizada regularmente pelo Detran-DF em diversas regiões do Distrito Federal. O foco do programa é a redução da poluição sonora e o combate a condutas perigosas no trânsito, especialmente durante a noite e nos fins de semana.