Após sobretaxa de 40% a produtos brasileiros, Lula e Trump falam por 30 minutos; Planalto acena com negociação e encontro em breve
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversaram por telefone nesta segunda-feira (6/10) por cerca de 30 minutos, em tom descrito como “amistoso”. Segundo o Planalto, Lula pediu a retirada da sobretaxa de 40% aplicada a produtos nacionais e o fim de medidas restritivas contra autoridades brasileiras, apresentando a ligação como oportunidade para “restaurar relações amigáveis” entre os países.
Ainda de acordo com o governo brasileiro, os dois líderes retomaram a “boa química” do encontro rápido na Assembleia-Geral da ONU, trocaram telefones para uma linha direta de comunicação e combinaram se encontrar pessoalmente “em breve”. Lula aventou a possibilidade de um encontro na cúpula da Asean, na Malásia, reiterou o convite para Trump participar da COP30, em Belém (PA), e se disse disposto a viajar aos Estados Unidos.
Trump designou o secretário de Estado, Marco Rubio, para dar sequência às tratativas com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Do lado brasileiro, acompanharam a conversa Alckmin, Vieira, Haddad, o ministro Sidônio Palmeira e o assessor especial Celso Amorim.
Apesar do gesto político e dos convites, o Planalto não informou metas, prazos ou um cronograma de negociações. O setor produtivo aguarda sinais concretos sobre revisão da sobretaxa e eventuais medidas de mitigação — ponto central para reduzir incertezas e custos dos exportadores brasileiros.
Acompanhe atualizações no DFMobilidade e participe do debate nas redes: Instagram: https://instagram.com/dfmobilidade Facebook: https://facebook.com/dfmobilidade YouTube: https://youtube.com/dfmobilidade