A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o calendário do futebol profissional masculino brasileiro para a temporada de 2026. O anúncio, realizado nesta quarta-feira (1) de outubro, trouxe dois pontos centrais: a diminuição das datas destinadas aos campeonatos estaduais e a ampliação da duração do Campeonato Brasileiro.
Brasileiro ganha espaço e estaduais são reduzidos
A Série A do Campeonato Brasileiro terá o início antecipado para o dia 28 de janeiro. O término da competição, que será interrompida para a realização da Copa do Mundo de seleções, ocorrerá no dia 2 de dezembro. O formato de disputa do campeonato não sofrerá alterações.
Campeonatos estaduais, por sua vez, contarão com menos datas do que o habitual, passando de 16 para 11. A janela de disputa para esses torneios será de 11 de janeiro até 8 de março.
Outra competição com mudanças significativas é a Copa do Brasil. Conhecida como a mais democrática do futebol brasileiro, o torneio terá um grande aumento no número de participantes, passando de 92 para 126 clubes. Com o acréscimo, a competição contará com uma ampliação no número de jogos, saindo de 122 para 155. A Copa do Brasil começará em 18 de fevereiro e, seguindo a tendência de outras grandes competições, a decisão será disputada em partida única, no dia 6 de dezembro.
Racionalidade e mais oportunidades na base
A CBF afirmou que o principal objetivo das mudanças é garantir mais racionalidade e equilíbrio ao calendário. O foco da reforma é duplo, reduzir o número de partidas disputadas pelos clubes da Série A e, ao mesmo tempo, oferecer mais jogos à base da pirâmide do futebol brasileiro..
Principais mudanças no calendário 2026
- Aumento no número de participantes da Copa do Brasil e redução nas datas dos estaduais (de 16 para 11).
- Estaduais terão período de duração mantido (11 de janeiro a 8 de março).
- Reformulação e ampliação das vagas para a Série C (a partir de 2027) e Série D (a partir de 2026).
- Criação de um calendário específico para campeonatos regionais, como a Copa Norte, a Copa Centro-Oeste e a Copa Sul-Sudeste, com novo formato para a Copa Verde.
- Clubes participantes de competições continentais não disputarão torneios regionais.