Alison dos Santos é prata no Mundial de Atletismo em Tóquio

Foto: Instagram/ @alisonsantos01_
Foto: Instagram/ @alisonsantos01_

Alison dos Santos, conhecido como Piu, brilhou novamente no Estádio Nacional de Tóquio e conquistou a medalha de prata nos 400 metros com barreiras no Campeonato Mundial de Atletismo. O brasileiro terminou a prova em 46s84, ficando atrás apenas do norte-americano Rai Benjamin, que venceu com 46s52. Abderrahman Samba, do Catar, completou o pódio.

Prova de superação

Piu não largou bem e chegou a esbarrar na primeira barreira, mas se recuperou durante a corrida e assegurou o segundo lugar. Por alguns instantes, ele chegou a ser considerado o campeão, já que Benjamin foi inicialmente desclassificado por infringir a regra TR22.6.3 da World Athletics, após derrubar uma barreira e deslocar a da raia ao lado. No entanto, o recurso da equipe dos Estados Unidos foi aceito e o resultado original restabelecido.

Histórico em Tóquio

A cidade japonesa tem um significado especial para Piu. Foi no mesmo estádio que ele conquistou a medalha de bronze olímpica em 2021, na prova que entrou para a história como a final mais rápida dos 400m com barreiras em Jogos Olímpicos, vencida por Karsten Warholm, com Benjamin em segundo lugar.

O brasileiro já havia sido campeão mundial em 2022, em Eugene (EUA), mas ficou fora do pódio na edição de 2023 em Budapeste, quando ainda se recuperava de uma lesão no joelho. Desta vez, Warholm ficou apenas na quinta colocação.

Mais medalhas para o Brasil

Esta foi a segunda medalha brasileira no Mundial de Atletismo 2025. A primeira veio com o brasiliense Caio Bonfim, que foi bronze na prova de 35 km da marcha atlética. Ele ainda volta a competir nesta sexta-feira, às 21h50 (horário de Brasília), nos 20 km, distância olímpica em que foi prata nos Jogos de Paris 2024.

 

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.