Trump anuncia que vai classificar o Antifa como “organização terrorista”

trump.aco_-660x372.jpg

O presidente dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira que pretende designar o Antifa como uma “grande organização terrorista”, em mensagem publicada em sua rede social. No mesmo comunicado, ele defendeu que supostos financiadores do movimento sejam investigados “com os mais altos padrões legais”. A declaração ocorre em meio à escalada da polarização política no país.

Especialistas e órgãos federais já apontaram que o Antifa é um movimento difuso, sem liderança centralizada, o que dificulta tratá-lo como “organização” nos moldes das leis antiterrorismo. Além disso, a legislação americana prevê designações formais para grupos estrangeiros — não para entidades domésticas — o que coloca a promessa sob questionamentos jurídicos.

Nos bastidores, a avaliação é que, sem mudança legislativa, o governo pode no máximo orientar investigações e aplicar leis já existentes contra crimes específicos. Em 2020, tentativa semelhante não avançou pelo mesmo motivo: falta de base legal para rotular movimentos internos como “organizações terroristas”.

 

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.