Trump e Charles III selam “relação especial 2.0” em banquete no Castelo de Windsor

2019-prince-wales-greeted-us-917284684

Em um banquete de Estado no St. George’s Hall, no Castelo de Windsor, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o rei Charles III reafirmaram nesta quarta-feira (17) a força da aliança entre EUA e Reino Unido. Diante de cerca de 160 convidados — entre líderes políticos e nomes de peso da economia e da tecnologia — Trump disse que a expressão “relação especial” já não basta para descrever os laços entre as duas nações. “O que une nossos povos vai além da política: é história, é cultura, é língua, é destino”, afirmou, sob aplausos.

O rei Charles respondeu em tom caloroso, elogiando o “compromisso pessoal” de Trump em buscar soluções para crises globais. Sem citar conflitos específicos, destacou a cooperação em defesa da democracia e o apoio conjunto à Ucrânia, lembrando que Londres e Washington mantêm “a relação de defesa, segurança e inteligência mais próxima já conhecida”.

O encontro teve plateia de alto calibre, como o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, o CEO da Apple, Tim Cook, o CEO da Nvidia, Jensen Huang, o CEO da OpenAI, Sam Altman, além de Rupert Murdoch, Marco Rubio e o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent. Para observadores, a cena enviou um recado claro de coordenação transatlântica em meio a disputas geopolíticas e competição tecnológica. Tapete vermelho, sim — mas, sobretudo, pragmatismo.

 

Siga o DFMobilidade: Instagram | Facebook | YouTube | WhatsApp.

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.