Ibaneis afirma que polícia do DF monitora ato contra eventual pena a Bolsonaro e fala em “pacificação”
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou nesta segunda-feira (8/9) que a área de inteligência das forças de segurança do DF monitora e prevê manifestações em Brasília caso a Primeira Turma do STF condene o ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo ele, a expectativa é de protestos sem violência e com aparato policial preparado.
Ibaneis deu as declarações em Washington, durante o Lide Brazil Development Forum, e disse que o sistema de segurança do DF acompanha redes sociais 24 horas, com ações integradas da PMDF e da Polícia Civil. Ele citou como referência um ato recente na capital a favor da anistia aos condenados de 8 de janeiro, que, segundo o governador, ocorreu sem incidentes.
O governador também defendeu um perdão “amplo, geral e irrestrito” aos envolvidos nos eventos de 8 de janeiro — incluindo Bolsonaro — em nome da “pacificação” do país, e criticou a postura do Supremo, afirmando que hoje o tribunal “não só condena, ele humilha”.
O julgamento do chamado “núcleo 1” do caso, que inclui Bolsonaro e outros sete réus, será retomado na Primeira Turma do STF nesta terça-feira (9/9), com sessões previstas ao longo da semana. A pauta prevê a apresentação dos votos e, em caso de condenação, a fixação das penas.
Por: Hamilton Silva, Editor Chefe do Portal DFMobilidade, jornalista e economista
Acompanhe o DFMobilidade nas redes sociais e participe do debate