Infrações registradas
A operação resultou em 34 autuações por diferentes irregularidades de trânsito. Foram identificados cinco casos de alcoolemia, 11 motocicletas com escapamentos modificados, cinco condutores sem habilitação e um com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida. Além disso, outros 12 autos de infração foram lavrados por motivos diversos.
O destaque da noite foi a apreensão de uma bicicleta equipada com motor a combustão e acelerador. Pela legislação de trânsito, esse tipo de veículo é classificado como ciclomotor e, portanto, exige registro no órgão de trânsito, além de habilitação específica (CNH ou Autorização para Conduzir Ciclomotor – ACC) para circular. O veículo foi removido por estar em desacordo com as normas.
Educação e fiscalização
A Operação Sossego integra um conjunto de ações permanentes do Detran-DF, voltadas para a preservação da vida no trânsito. A iniciativa combina fiscalização e conscientização, atuando tanto no combate ao excesso de ruídos provocados por escapamentos irregulares quanto na redução de riscos de acidentes.
De acordo com o artigo 230, inciso XI, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir veículo com descarga livre ou silenciador defeituoso configura infração grave. A penalidade inclui multa e retenção do veículo até a regularização. A população pode colaborar com a fiscalização registrando denúncias por meio da Ouvidoria, pelo telefone 162 ou via Participa DF.