Neste domingo (17), a partir das 9h30, o Eixão do Lazer, na altura das quadras 107/108 Sul, receberá a terceira edição do Movimente-se: Viver 60+, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF). O evento gratuito é aberto ao público e integra o programa Viver 60+, que incentiva o envelhecimento ativo, saudável e participativo.
Homenagem e cultura
Entre as atrações, está a exibição do curta-metragem Lulu vai de bike, dirigido pela cineasta brasiliense Luiza Davison, filha do biólogo e ciclista Pedro Davison, que faleceu aos 25 anos após ser atropelado por um motorista embriagado em Brasília. O filme reforça a visão de Pedro de que a bicicleta representa “liberdade e futuro”. A proposta também busca estimular a mobilidade inclusiva e segura para todas as idades, incluindo o uso de bicicletas elétricas para ampliar o acesso.
Serviços de saúde e bem-estar
Além do incentivo ao ciclismo, o evento oferecerá aferição de pressão arterial, teste de glicemia, auriculoterapia, alongamento, dança e shows. Uma das novidades é o teste rápido para identificar risco de infarto e AVC, com acompanhamento gratuito para casos detectados, em parceria com o laboratório Sabin. A programação também inclui apresentações culturais, como dança charme, show de Nilberto dos Teclados e performance do grupo cigano Deusas da Lua.
O programa Viver 60+
Criado pelo Governo do Distrito Federal por meio do Decreto nº 47.275/2025, o Viver 60+ atende mais de 7 mil idosos em 34 polos espalhados pelo DF, com atividades gratuitas como dança, yoga, ginástica, inclusão digital, rodas de conversa, ações educativas e atendimentos de saúde. O projeto já reuniu mais de 3 mil pessoas nas duas primeiras edições do Movimente-se, realizadas no Parque da Cidade e no Eixão do Lazer Norte, e espera atrair mais de 2 mil participantes neste novo encontro.