DF dará inicio às oficinas temáticas para definir futuro do transporte e da mobilidade urbana

Arte : Semob
Arte : Semob

A Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF) dará início, a partir da próxima segunda-feira (18), a uma série de oficinas temáticas do Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU).

Os encontros, realizados em todas as regiões administrativas do DF, acontecerão sempre no período noturno e permitirão que a população contribua diretamente para definir ações e locais de implantação de projetos como rua completa e zona 30.

O conceito de rua completa prevê calçadas amplas, ciclovias, travessias seguras, arborização e faixas exclusivas para ônibus, criando vias seguras e inclusivas para pedestres, ciclistas, pessoas com deficiência e usuários do transporte coletivo.

Esse modelo, comum em áreas comerciais ou de uso misto, integra a atualização do PDTU, elaborada junto ao Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS).Esses instrumentos estratégicos orientam o Governo do Distrito Federal (GDF) no planejamento e execução de políticas de transporte e mobilidade, priorizando deslocamentos de pessoas e a integração entre modos ativos, como caminhada e bicicleta, e o transporte coletivo.

Participação popular como base

As oficinas serão estruturadas como reuniões de trabalho para garantir que todos possam expressar opiniões e debater propostas. Essa etapa dará continuidade ao diagnóstico elaborado na primeira fase do PDTU, que mapeou a realidade atual da mobilidade no DF. Agora, a comunidade poderá validar e aprimorar estratégias de curto, médio e longo prazos, com base nas demandas levantadas e nas análises técnicas conduzidas pelo Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Propostas em pauta

  • Rua completa: integração de diferentes modais, priorizando segurança e acessibilidade.
  • Zona 30: redução da velocidade máxima em áreas urbanas para 30 km/h, diminuindo acidentes e priorizando modos ativos.
  • Expansão da rede cicloviária: mais conectividade e segurança para ciclistas.
  • Pontos de parada ampliados: espaços qualificados para integração entre linhas e modais.

A participação da comunidade será essencial para transformar o PDTU e o PMUS em ferramentas efetivas de melhoria da mobilidade urbana. Ao contribuir, cada cidadão ajuda a construir um Distrito Federal mais seguro, acessível e sustentável

Confira data e local da oficina temática de cada região:

Imagem : Semob-DF

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.