Rota Agro vai a leilão com promessa de R$ 7,26 bilhões; duplicação cobre só 9% do trecho

Foto: reprodução Ag. Brasil
Foto: reprodução Ag. Brasil

O governo federal leva hoje a leilão, na B3 (14h), a concessão do corredor rodoviário conhecido como Rota Agro, que liga Rio Verde (GO) a Rondonópolis (MT) pelas BRs 060 e 364. O lote tem 30 anos de contrato e 490,065 km de extensão, com julgamento por “menor tarifa + curva de aporte”.

Segundo o Ministério dos Transportes e a ANTT, o pacote totaliza R$ 7,26 bilhões, sendo R$ 4,4 bilhões em obras (Capex) e R$ 2,8 bilhões em operação/manutenção (Opex). Estimam-se 101,4 mil empregos diretos, indiretos e efeito-renda ao longo do contrato.

O que será feito — e o que fica de fora. O plano de investimentos prevê 46,65 km de duplicações e 150,95 km de faixas adicionais, além de 11,46 km de marginais, quatro passarelas, 30 paradas para transporte coletivo, 21 passagens de fauna, seis barreiras acústicas e três caixas de contenção de produtos perigosos. Em paralelo, o governo promete reforço de sinalização, iluminação e atendimento ao usuário e a implantação de Pontos de Parada e Descanso (PPDs) para caminhoneiros. Em números, a duplicação cobrirá cerca de 9% do traçado — dado que ajuda a dimensionar o ritmo real de ampliação de capacidade.

Pedágio: quanto pode pesar no bolso. A referência tarifária do edital é de R$ 16,27 por 100 km em pista simples e R$ 21,15 por 100 km em pista dupla (base jul/2024). Em uma conta direta, se toda a extensão fosse pista simples, a tarifa de referência equivaleria a algo próximo de R$ 79,72 para o trajeto completo; em pista dupla, cerca de R$ 103,64 — estimativas do DFMobilidade com base nos parâmetros do edital. Estão previstas cinco praças de pedágio distribuídas em trechos de Jataí, Portelândia, Alto Garças e Pedra Preta. Ou seja: o discurso oficial fala em “escoar a produção”; o usuário da via fará as contas no pedágio.

Trajeto e governança do projeto. O lote abrange BR-060/GO (do contorno de Rio Verde ao entroncamento com a BR-364), o contorno de Jataí, BR-364/GO (até a divisa com MT), BR-364/MT (da divisa até a BR-163, em Rondonópolis) e o contorno do Araguaia (Santa Rita do Araguaia e Alto Araguaia). O plano de outorga passou por audiência pública, teve aprovação do Ministério e análise do TCU (Acórdão nº 228/2025), antes da publicação do Edital 02/2025.

A Rota Agro concentra escoamento de grãos do Centro-Oeste e tráfego intenso de carga e passeio. A concessão promete segurança e fluidez; já a baixa proporção de duplicação frente ao total do traçado e a implantação de cinco praças pedagiadas exigem acompanhamento rigoroso de cronograma e de qualidade — para que a conta dos usuários não chegue antes da entrega efetiva das melhorias.

Serviço: o leilão ocorre nesta quinta-feira (14/8), na B3, em São Paulo.

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