Veículos elétricos serão uma das alternativas para o transporte das comitivas internacionais durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em novembro, em Belém (PA). De acordo com a conferência, modelos de transporte elétrico foram um dos escolhidos devido a não emissão de gases no efeito estufa e a produção baixa dos níveis de ruído sonoro.
A comitiva do Departamento de Salvaguarda e Segurança das Nações Unidas (UNDSS) aprovou os planos de mobilidade urbana apresentados pelos governos federal, estadual e municipal, aprovando modelos elétricos e de tecnologia Euro 6 no sistema de transporte para abranger o deslocamento dos delegados hospedados no Porto de Outeiro até a Blue Zone – onde acontecerão as negociações diplomáticas e as atividades oficiais relacionadas à cúpula climática.
Recomendamos para você:
Frotas
Com modelos elétricos divididos junto a tecnologia Euro 6, estão previstos mais de 240 ônibus com itinerários exclusivos para o público com destino ao Parque da Cidade, além da frota regular que já opera em Belém. Para o Porto de Outeiro, aproximadamente 100 veículos serão destinados ao transporte dos cerca de cinco mil participantes hospedados nos cruzeiros.
Neste plano, também foi apresentada a logística de bloqueios e liberações nas principais vias de acesso ao Parque da Cidade, incluindo barreiras de fiscalização e credenciamento de veículos governamentais e privados nas proximidades da Blue Zone, além dos fluxos de deslocamento dos comboios de chefes de Estado.
A aprovação da UNDSS consolida o esforço coordenado entre União, Estado e Município, baseado em planejamento antecipado, integração operacional e definição clara de rotas, equipes e protocolos, botando já em ação meios de transporte que se alinham à pauta ambiental.
Transporte de Aplicativos
Além da aprovação do plano de mobilidade, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel), em parceria com o Sindicato de Motoristas de Transportes por Aplicativo do Estado do Pará (Sindtapp), também já vem realizando pré-cadastro para motoristas de aplicativos que desejam atuar no transporte de passageiros durante a COP30.
Entre as 2 mil vagas disponibilizadas para classe, motoristas de aplicativo que possuem veículos elétricos, híbridos ou adaptados estarão aptos para o trabalho. Para a atuação, motoristas devem ter veículos fabricados a partir de 2015.
Além da oportunidade, os motoristas terão direito a cursos que incluem aulas de inglês e direção segura, além de acesso a áreas restritas do evento, atuando de forma oficial.