Levantamento da Ituran Brasil, com base em dados oficiais da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), mostra que a Região Metropolitana de São Paulo registrou 2.416 ocorrências de roubos e furtos de motocicletas em abril de 2025. Do total, 65,56% foram furtos (sem violência) e 34,44% roubos.
Os horários e dias também seguem um padrão: a noite concentrou o maior número de casos e as terças-feiras foram o dia mais crítico do calendário, seguidas por quartas e quintas. Em termos de distribuição territorial, os cinco municípios com mais ocorrências foram São Paulo (1.464), Osasco (109), São Bernardo do Campo (109), Guarulhos (98) e Santo André (94).
Recomendamos para você:
Entre os modelos, a Honda CG 160 permanece como a mais visada pelos criminosos. O recorte por ano de fabricação indica maior incidência em motos com até dois anos de uso — um recorte que acompanha a alta presença desses veículos na frota e no mercado de seminovos.
O recuo do total de crimes contra veículos não eliminou o problema para motociclistas. Considerando o conjunto de veículos na RMSP, abril de 2025 somou 6.790 ocorrências, contra 7.616 em abril de 2024. Mesmo com essa queda no agregado, as motos mantiveram participação elevada nas estatísticas mês a mês.
Metodologia e fonte: os números específicos de motocicletas e o detalhamento por dia/horário e modelos derivam do tratamento estatístico da Ituran a partir das bases públicas da SSP-SP; os dados brutos estaduais são publicados e atualizados no portal oficial da Secretaria.
Siga o DFMobilidade:
Instagram: @dfmobilidade
X (Twitter): @dfmobilidade
YouTube: DFMobilidade