Nos dias 8 ,9 e de agosto O Distrito Federal será repleto de atrações culturais e esportivas, com ações de fomento do Governo e utilização de espaços públicos sob gestão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF). A programação conta com shows, festivais, exposições e competições, acompanhada de iniciativas para garantir maior acessibilidade ao público.
Feira da Uva e do Vinho
No Parque de Exposições de Planaltina, a quinta edição da Feira da Uva e do Vinho segue com entrada gratuita e cerca de 400 expositores. Com investimento de R$ 3,9 milhões do GDF, o evento inclui apresentações musicais e estrutura preparada para receber grande fluxo de visitantes, incentivando o deslocamento por transporte público.
Festivais musicais
O Cerrado Jazz Festival, realizado na Caixa Cultural Brasília, é viabilizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal. A programação conta com artistas renomados em apresentações noturnas e de fácil acesso por linhas que atendem a Rodoviária do Plano Piloto.
Competições e esporte ao ar livre
Entre sexta e domingo, o Cerrado Cup reúne 12 modalidades de e-sports no shopping Pier 21, com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL-DF). Já o Bop Games, na Arena BRB – Estádio Nacional Mané Garrincha, oferece mais de 40 modalidades esportivas e transporte facilitado pela proximidade de terminais de ônibus e metrô.
Cinema e exposições
No Paranoá, o projeto Cinema Inflável exibe filmes ao ar livre, enquanto o Museu Nacional da República apresenta a mostra “Sob os Pés do Mundo”, com obras táteis inspiradas em espaços públicos do DF, estimulando a visitação por diferentes públicos e integrando cultura e mobilidade urbana.
Programas que facilitam o acesso
O programa Vai de Graça, da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), garante transporte público gratuito aos domingos e feriados, permitindo que moradores de diversas regiões cheguem ao Jardim Botânico de Brasília e ao Zoológico de Brasília sem custo de deslocamento.
Com integração entre eventos, transporte e espaços públicos, o DF reforça o papel da mobilidade como elemento central na promoção da cultura e do lazer.