Coronel Moreno descarta candidatura ao governo e anuncia pré-candidatura a deputado federal pelo PRD

Screenshot_20250806_160026_Instagram

Ex-candidato ao Palácio do Buriti em 2022, oficial da reserva aposta na força da “bancada da bala” para 2026

Brasília – O Coronel Moreno, conhecido por sua atuação na segurança pública e por sua expressiva participação nas eleições de 2022, anunciou nesta semana que não disputará novamente o Governo do Distrito Federal. Em vídeo publicado nas redes sociais e repercutido em seu programa Rota Atividade, na Atividade FM, o militar da reserva confirmou que será pré-candidato a deputado federal nas eleições de 2026 pelo Partido Renovação Democrática (PRD), legenda recém-criada a partir da fusão entre PTB e Patriota.

“Quero deixar claro, pessoal, que eu não serei candidato a governador. Meu foco é outro para as eleições de 2026. Quero fortalecer a bancada da bala”, declarou o coronel, que tem se articulado com diversas lideranças políticas do DF.

O movimento de Moreno ocorre em meio a uma reconfiguração da direita no Distrito Federal, num cenário em que nomes como Paulo Octávio, Celina Leão e Flávia Arruda também vêm se reposicionando de olho nas vagas majoritárias e proporcionais.

Desempenho em 2022 e projeções para 2026

Na disputa pelo Palácio do Buriti em 2022, Coronel Moreno foi candidato pelo extinto PTB e terminou em quarto lugar, com 90.495 votos (4,88% dos votos válidos), ficando atrás de Leandro Grass (PV), Leila do Vôlei (PDT) e do governador reeleito Ibaneis Rocha (MDB). Apesar de não ter ido ao segundo turno, o desempenho consolidou sua imagem entre o eleitorado conservador e das forças de segurança.

Desde então, Moreno manteve presença ativa no debate público por meio de seu programa na rádio Atividade FM, onde comenta temas de segurança, política e cidadania. Agora, com a definição da nova legenda, o PRD, o coronel retoma protagonismo e reforça seu discurso em defesa da “bancada da bala” – grupo parlamentar voltado à defesa dos interesses das forças de segurança pública.

“Tenho conversado com muitas lideranças: estive com Lucas Cantoiane do PRD, com Serena Leão do PP, com lideranças do Republicanos e do Podemos, e também com Paulo Octávio”, afirmou no vídeo.

A aproximação com múltiplos grupos políticos tem gerado especulações sobre seu alinhamento, mas Moreno garante que sua intenção é colaborar com a construção de uma base forte no Legislativo, com foco na segurança pública.

Caminho à Câmara dos Deputados

Ao se lançar como pré-candidato a deputado federal, o coronel aposta em uma base consolidada entre policiais, militares, conservadores e eleitores que defendem o endurecimento do combate ao crime. A atuação parlamentar, segundo ele, permitirá ampliar a representatividade das pautas ligadas à segurança, especialmente em um momento de debate nacional sobre desmilitarização, novo Código Penal e financiamento das polícias estaduais.

O PRD, por sua vez, busca se firmar como opção de direita renovada no cenário político do DF, agregando nomes de trajetória independente e potencial eleitoral.

A pré-candidatura de Moreno insere mais um ator relevante na corrida por uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026. A depender das alianças que consolidar até lá, poderá atrair votos tanto de militares quanto de um eleitorado que deseja “ordem” e “segurança” como pautas prioritárias no Congresso Nacional.


Por Hamilton Silva
Editor do portal DFMOBILIDADE.com.br

📲 Siga nossas redes e acompanhe os bastidores da política e mobilidade no DF:
Instagram | Facebook | YouTube


 

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.