Bomba na Secom: presidente da EBC pede demissão em meio a crise nos bastidores do Planalto

Jean Lima e Paulo Pimenta, ambos petistas e de confiança do Lula - Foto: PR
Jean Lima e Paulo Pimenta, ambos petistas e de confiança do Lula - Foto: PR

Jean Lima, presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), apresentou nesta segunda-feira (4) ao ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Sidônio Palmeira, seu pedido de demissão por meio de carta protocolada na manhã de hoje .

O documento, ao qual o DFMobilidade teve acesso com exclusividade, não detalha as motivações do desligamento, limitando-se a enaltecer avanços na TV Brasil e a expansão da atuação da estatal nas redes sociais .

Indicado em outubro de 2023 pelo então ministro Paulo Pimenta, Jean Lima ocupava a presidência desde então, após ter exercido a função de diretor-geral da EBC . Doutor em História Econômica e mestre em História Social, o ex-presidente atuou como consultor no governo da ex-presidente Dilma Rousseff antes de assumir o comando da empresa .

Em caráter interino, o diretor-geral Bráulio Ribeiro, nomeado por Lima no início de 2025 para a Diretoria de Tecnologia, Engenharia e Operações, ficará à frente da EBC até a nomeação oficial do sucessor pela Secom .

A Empresa Brasil de Comunicação foi criada em 24 de outubro de 2007 pelo Decreto nº 6.246, regulamentada pela Lei nº 11.652/2008, e tem a finalidade de prestar serviços de radiodifusão pública e gerir veículos como TV Brasil e Agência Brasil, com vistas a promover a cidadania e assegurar o pluralismo informativo .

A decisão de Jean Lima ocorre em meio a rumores de que Sidônio Palmeira, que assumiu a Secom em janeiro de 2025, já articulava nos bastidores do Palácio do Planalto a substituição do presidente da EBC, refletindo possíveis divergências na estratégia de comunicação do governo federal .

O futuro da estatal agora dependerá da definição de um nome alinhado à nova gestão da Secom, que terá pela frente o desafio de conciliar independência editorial e eficiência operacional em um momento de intensa polarização política.

 

Acompanhe o DFMobilidade nas redes sociais e participe do debate:

 

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.