MPF arquiva inquérito sobre motociatas de Bolsonaro

reprodução
reprodução

Brasília, 22 de julho de 2025 – O Ministério Público Federal (MPF) homologou, nesta segunda-feira (21), o arquivamento do inquérito policial que apurava supostos crimes de falsidade ideológica eleitoral e de uso indevido do cartão corporativo durante motociatas realizadas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no período eleitoral de 2022. A decisão foi confirmada em plenário pela 2ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, sob a relatoria do subprocurador-geral Paulo Queiroz, que revalidou o pedido de arquivamento formulado originalmente pelo promotor eleitoral Paulo Binicheski .

Segundo o promotor Paulo Binicheski, ao analisar documentos e despesas, não se verificou configuração de gasto eleitoral nas motociatas, nem uso irregular do cartão corporativo, uma vez que a legislação específica autoriza despesas vinculadas ao exercício das funções oficiais .

A investigação teve início em 2022, após representação de parlamentares contrários às motociatas, com destaque para a deputada Erika Hilton (PSOL-SP), que apontou custos estimados de R$ 100 mil por evento. Naquele momento, o promotor eleitoral entendeu tratar-se de atipicidade penal, corroborando o pedido de arquivamento .

Inicialmente, a Justiça Eleitoral rejeitou o pedido de arquivamento e remeteu o caso à Câmara de Revisão do MPF. Com a homologação de 21 de julho, o processo retorna agora à Justiça apenas para ciência da decisão, sem determinação de novas diligências .

Setores da oposição criticaram a decisão, argumentando que o arquivamento fragiliza o controle sobre despesas oficiais e pode abrir precedentes para afastar responsabilidades em casos semelhantes. No entanto, o MPF entendeu que não havia indícios suficientes de irregularidade para dar prosseguimento à investigação .

Gostou da análise? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e siga o DFMobilidade para ficar atento aos principais desdobramentos da política e da mobilidade em Brasília.

 

Siga o DFMobilidade nas redes sociais:

 

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.