Uma operação integrada entre a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou, nesta terça-feira (22), na apreensão de aproximadamente 430 quilos de maconha, na BR-364, na altura de Jataí (GO). Três pessoas foram presas e dois veículos utilizados pela quadrilha foram apreendidos.
De acordo com a investigação, a droga estava oculta no porta-malas e em compartimentos internos de um dos carros. O segundo veículo, que viajava alguns quilômetros à frente, fazia o papel de “batedor”, alertando sobre eventuais bloqueios policiais ao longo do trajeto.
Além da grande quantidade de maconha, os agentes localizaram pouco mais de um quilo de skank que seria uma variedade mais concentrada da planta. Os envolvidos foram presos em flagrante e deverão responder por tráfico de drogas, associação criminosa e adulteração de sinal identificador de veículo, já que os chassis estavam suprimidos.
As diligências apontam que o grupo vinha sendo monitorado há pelo menos um ano e meio. Segundo a PCDF, a quadrilha atuava furtando caminhonetes de luxo no Distrito Federal, que depois eram trocadas por entorpecentes em regiões de fronteira.
A troca era feita, principalmente, em Ponta Porã (MS), cidade que faz divisa com Pedro Juan Caballero, no Paraguai, conhecida por ser rota de tráfico. Os veículos adulterados eram usados para transportar a carga ilícita até o DF, em rotas planejadas para burlar a fiscalização.
Segundo a Polícia Civil, o entorpecente apreendido deve chegar ao Distrito Federal ainda nesta terça-feira para os procedimentos legais e periciais.