Celina Leão lidera corrida pelo GDF; Ibaneis Rocha tem governo bem avaliado por 56% diz pesquisa

Chico-SantAnna-Celina-Leao-e-Ibaneis-Rocha-Foto_Arquivo_Agencia-Brasilia

A vice-governadora Celina Leão (PP) lidera a corrida ao Palácio do Buriti em todos os cenários pesquisados, enquanto a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o governador Ibaneis Rocha (MDB) despontam como favoritos na disputa por uma das duas vagas ao Senado em 2026, aponta levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado em 9 de junho último .

Foram ouvidos 1.522 eleitores do Distrito Federal entre 31 de maio e 4 de junho, com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e grau de confiança de 95% .

Disputa pelo GDF
No cenário estimulado, se as eleições ocorressem hoje, Celina Leão obteria 31,1% das intenções de voto, seguida por Fred Linhares (Republicanos) com 21,5% e José Roberto Arruda (PL) com 15,3% . Em uma segunda simulação, sem a participação de determinados nomes, Leão sobe para 34,4%. Num terceiro cenário, já consolidada, atinge 42,8% das preferências, ampliando sua vantagem sobre os demais candidatos .

Corrida ao Senado
Na disputa pelas duas vagas ao Senado, Michelle Bolsonaro lidera com 42,8% das intenções, contra 36,5% de Ibaneis Rocha. Em seguida aparecem a senadora Leila Barros (PDT), com 29,7%, e as deputadas federais Erika Kokay (PT) e Bia Kicis (PL), com 24,0% e 18,3%, respectivamente . Num segundo quadro sem a ex-primeira-dama, Fred Linhares atinge 36,0% e chega a ficar tecnicamente empatado com Ibaneis (35,3%) .

Embora a vantagem inicial de Leão e Bolsonaro seja consistente, o índice de abstinência e o universo de indecisos – que ainda ultrapassa 10% em alguns cenários – indicam que alianças partidárias e estratégias de campanha poderão alterar o panorama nas convenções de junho de 2026. Para Celina, consolidar apoio no entroncamento de candidaturas de centro e direita será essencial; já Michelle e Ibaneis deverão reforçar bases conservadoras e eventos de campanha conjunta para ampliar seu alcance ao eleitorado feminino e evangélico.

O Governo de Ibaneis Rocha é bem avaliado por 56% dos entrevistados o que significa relevância diante da exposição à frente do GDF


Sobre o autor
Hamilton Silva é jornalista, economista, dono de portais de notícias e editor do Portal DFMobilidade.com.br.

Participe e siga o DFMobilidade nas redes sociais

 

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.