CRRC apresenta trens de alta velocidade a 400 km/h em Pequim

1752047447934-780x585.jpeg

O gigante ferroviário CRRC apresentou, em 11 de julho de 2025, no 12º Congresso Mundial de Trens de Alta Velocidade, em Pequim, os protótipos CR450AF e CR450BF, primeiros modelos chineses projetados para operar a 400 km/h em serviço regular . O evento, promovido pela União Internacional de Ferrovias (UIC) a cada dois ou três anos desde 1992, reúne autoridades governamentais, executivos de grandes operadoras e especialistas em alta velocidade para debater inovações e definir diretrizes para o setor .

De acordo com a CRRC Qingdao Sifang, fabricante responsável pelo CR450AF, e com a CRRC Changchun Railway Vehicles, responsável pelo CR450BF, as duas composições incorporam soluções avançadas para reduzir o arrasto aerodinâmico, otimizar o consumo de energia e controlar vibrações e ruído. A carroceria leve e o design inteligente das cabinas permitem não apenas alcançar 400 km/h em operação, mas também estabelecer novos parâmetros de segurança e eficiência energética para trens de alta velocidade .

O protótipo CR450AF-0201, parte da família Fuxing, possui 211 m de comprimento, capacidade para 552 passageiros e utiliza o sistema de sinalização CTCS-400T, já em fase de testes avançados na China Railway. Seu “irmão gêmeo”, o CR450BF-0501, se destaca pelo uso de motores síncronos de ímã permanente, que elevam em pelo menos 3% a eficiência de conversão energética, além de bogies integrados ocultos sob as saias laterais para diminuir ainda mais a resistência ao vento .

A apresentação destes protótipos ocorre em meio a um ambicioso plano de expansão da rede de alta velocidade chinesa, que busca não apenas ultrapassar o recorde de 350 km/h operacionais mantido pela atual geração CR400, mas também inaugurar, a partir de 2026, novas rotas onde a velocidade de 400 km/h seja plenamente explorada. Entre os projetos mais aguardados está a ligação Beijing–Xangai e a segunda ferrovia Chengdu–Chongqing, que promete reduzir o tempo de viagem entre as duas cidades para menos de 50 minutos .

Especialistas ouvidos pela reportagem destacam que o avanço trazido pelos CR450 não se limita à velocidade, mas também ao desenvolvimento de teorias e normas de operação em alta velocidade. “Esses protótipos pavimentam o caminho para sistemas ferroviários mais rápidos, seguros e sustentáveis, contribuindo para o futuro da mobilidade global”, afirmou um pesquisador do China Academy of Railway Sciences durante o congresso.

Fique por dentro das próximas novidades em mobilidade: curta, comente e compartilhe nossas publicações. Siga o Portal DFMobilidade nas redes sociais e acompanhe análises, reportagens exclusivas e infográficos que ajudam você a entender as transformações do transporte no Brasil e no mundo.


 

🔗 facebook.com/dfmobilidade
🔗 twitter.com/dfmobilidade
🔗 instagram.com/dfmobilidade

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.