O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e dirigente do MDB-DF, deputado distrital Wellington Luiz, manifestou-se favorável à federação partidária entre MDB e Republicanos, apontando impacto direto nas eleições de 2026. Em entrevista ao podcast Café Expressão do jornalista José Fernando Vilela, o parlamentar avaliou que “essa união pode aumentar as chances de crescermos ainda mais nas próximas eleições. A federação pode eleger sete distritais e de três a quatro federais”.
Ao ser questionado sobre os rumores de que o PL possa lançar duas candidaturas ao Senado — Michelle Bolsonaro e Bia Kicis — Wellington Luiz destacou que o MDB não abre mão de manter o governador Ibaneis Rocha na chapa encabeçada pela vice-governadora Celina Leão. “O MDB não abre mão de estar na chapa de Celina tendo Ibaneis como um de seus candidatos ao Senado. A gente tem todo o respeito e admiração pelo trabalho da deputada Bia Kicis, é uma grande parlamentar, mas nós vamos conversar lá na frente. Uma coisa está certa: a gente do MDB não abre mão da candidatura de Ibaneis.”
O experiente emedebista, à frente do diretório local desde agosto de 2023, confirmou ainda a intenção de permanecer na presidência estadual do partido. “Se houver esse consenso de que eu deva permanecer, eu estou pronto”, afirmou Wellington Luiz, antecipando os debates que ocorrerão na convenção nacional em agosto, quando será definido o comando da legenda para os próximos dois anos.
Em relação às metas eleitorais, o deputado ressaltou que o MDB-DF pretende ampliar sua presença na CLDF, atualmente composta por seis cadeiras. “Talvez seja a maior bancada a ser eleita em toda a história do MDB-DF.” Além disso, disse que os emedebistas trabalharão para eleger dois deputados federais e confirmar a candidatura de Ibaneis Rocha ao Senado, fortalecendo a coalizão liderada por Celina Leão.
Com o cenário partidário em ebulição, a aliança entre MDB e Republicanos surge como peça-chave para o fortalecimento do centro-direita local, enquanto as definições internas do PL podem reorganizar as bases de apoio ao governador Ibaneis. Para Wellington Luiz, a união de forças manterá o MDB-DF em posição de destaque na disputa, ao mesmo tempo em que consolida o projeto de reeleição de Ibaneis Rocha.
Sobre o autor
Hamilton Silva é jornalista e economista, formado pela Universidade Católica de Brasília e pós-graduado em gestão financeira. É diretor da Associação Brasileira dos Portais de Notícias (ABBP) e editor-chefe do portal DFMobilidade.
siga o dfmobilidade
• Instagram: @dfmobilidade
• Twitter: @dfmobilidade
• Facebook: facebook.com/dfmobilidade