Washington, D.C. — Dois funcionários da embaixada de Israel nos Estados Unidos foram assassinados a tiros na noite desta quarta-feira (21) por um indivíduo de orientação política esquerdista que, ao ser detido, gritava repetidamente “Palestina livre”. As vítimas, um casal jovem prestes a se noivar, participavam de uma recepção para diplomatas promovida pela American Jewish Committee no Lillian & Albert Small Capital Jewish Museum .
O ataque ocorreu às 21h05 (horário local) em área central, próxima ao FBI e ao Capitólio. Conforme a chefe da Polícia Metropolitana, Pamela Smith, o agressor, identificado como Elias Rodriguez, 30 anos, natural de Chicago, foi imobilizado pela segurança do evento após entrar no museu e, durante sua condução pelos policiais, entoou “Palestina livre” diversas vezes .
As vítimas, ambos funcionários da embaixada de Israel, tinham entre 28 e 30 anos e eram reconhecidas por seu trabalho em programas culturais bilaterais. O embaixador israelense em Washington, Yechiel Leiter, lamentou a “tragédia absurda” e reforçou a necessidade de combate ao antissemitismo em todas as suas formas .
O FBI e a Polícia Metropolitana investigam o caso como crime de ódio motivado por viés antissemita, sem indícios de ameaça adicional à comunidade. Em comunicado, o Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS) informou que, concluído o processo criminal, Rodriguez será deportado para El Salvador, país de sua cidadania, assim que possível.
Em reação ao atentado, o presidente Donald Trump classificou o episódio como “ato de ódio radical” e garantiu que a Administração fará “tudo o que for necessário para proteger minorias religiosas” . O embaixador de Israel junto à ONU, Danny Danon, chamou o atentado de “ato terrorista antissemita” e afirmou confiar na Justiça americana para responsabilizar o autor.
sobre o autor
Hamilton Silva é economista (PUC-DF) e jornalista, editor-chefe do portal DFMOBILIDADE. Com mais de 25 anos de experiência em coberturas políticas e de mobilidade no Distrito Federal, diretor da Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP) de dezenas de portais de notícias e é membro ativo do Rotary Club de Brasília.
Gostou desta matéria? Acompanhe o DFMobilidade nas redes sociais e compartilhe com seus colegas:
- Facebook: https://facebook.com/dfmobilidade
- Twitter: https://twitter.com/dfmobilidade
- Instagram: https://instagram.com/dfmobilidade