Em 13 de maio de 2025, a Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCTMAT) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, em reunião vespertina, o projeto de lei nº 1.543/2025, de autoria do deputado Hermeto (MDB), que autoriza postos de combustíveis a disponibilizarem pontos para recarga de veículos elétricos e híbridos .
O PL 1.543/2025 tem como objetivo ampliar a rede de carregamento no DF, acompanhando o acelerado crescimento da frota de veículos movidos a energia elétrica. Segundo dados da Secretaria de Economia do Distrito Federal, a quantidade de carros elétricos e híbridos registrados na capital saltou de 5.500 em 2022 para cerca de 29 000 em 2025, impactando o orçamento local em R$ 127 milhões devido à isenção de IPVA concedida pelo GDF; estimativas mais recentes apontam para 32 000 veículos elegíveis ao benefício em fevereiro deste ano.
A isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), instituída pela Lei distrital nº 7.028/2021, foi um dos principais incentivos para a adoção de modelos elétricos e híbridos. Em 2023, Brasília ficou em segundo lugar no país em número de emplacamentos desses veículos, com 6.401 unidades, atrás apenas de São Paulo (15.648), de acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE).
Para a relatora, deputada Doutora Jane (MDB), a proposta traz “benefícios como ampliar a infraestrutura de recarga para esses veículos, incentivando a mobilidade sustentável e contribuindo para a redução das emissões de gases poluentes, promovendo maior acessibilidade e segurança aos usuários, além de gerar impacto positivo ao meio ambiente e para a economia local”. Além de Hermeto e Doutora Jane, manifestaram voto favorável o presidente da CDESCTMAT, deputado Daniel Donizet (MDB), e o deputado Rogério Morro da Cruz (PRD).
A aprovação na comissão representa um passo importante para consolidar a infraestrutura de recarga no Distrito Federal, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e alinhando-se às metas de sustentabilidade do GDF. Caso o projeto seja sancionado, postos de combustível tradicionais poderão se transformar em pontos estratégicos de abastecimento energético limpo, aproximando o DF das principais capitais mundiais em termos de eletromobilidade.
Engaje-se: compartilhe sua experiência com veículos elétricos e sugestões para melhorias na oferta de recarga em nosso portal e nas redes sociais do DFMobilidade.
Sobre o autor
Hamilton Silva é jornalista e economista, formado pela Universidade Católica de Brasília, com pós-graduação em gestão financeira. Editor-chefe e proprietário do portal DFMobilidade, acumula mais de 25 anos de experiência em jornalismo político e de mobilidade.
Siga o DFMobilidade
-
Facebook: @dfmobilidade
-
Twitter: @dfmobilidade
-
Instagram: @dfmobilidade
-
LinkedIn: DFMobilidade