ABBP repudia proposta de CPI de Reginaldo Veras contra veículos de imprensa

file_0000000044fc622fa2483a42ed9b06f2

Brasília-DF, 5 de maio de 2025 – A Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP) divulgou nnesta segunda-feira ma nota oficial de repúdio ao deputado distrital Reginaldo Veras (PL), após o parlamentar anunciar, por meio de suas redes sociais, a intenção de instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para “investigar portais de notícias, blogs e jornalistas” que noticiaram supostas irregularidades envolvendo descontos indevidos no INSS, apelidadas de “roubalheira dos aposentados”.

No documento, a ABBP qualificou a iniciativa como “ameaça direta à liberdade de imprensa e ao direito constitucional à informação”. Em vez de centrar esforços na apuração dos responsáveis pelas fraudes – amplamente documentadas pela Polícia Federal, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União –, a proposta de CPI colocaria em xeque o livre exercício do jornalismo profissional e independente, alertou a entidade.

A nota enfatiza que “o jornalismo profissional […] tem o dever ético de apurar e divulgar fatos de interesse público”, ressaltando que os prejuízos causados pelas fraudes ao INSS chegam a bilhões de reais. Para a ABBP, qualquer gesto que vise intimidar ou silenciar os mensageiros dessas denúncias é incompatível com os princípios democráticos e com o papel fiscalizador da imprensa, que deve atuar sem medo de represálias.

Ao concluir, a associação exigiu que o deputado Reginaldo Veras esclareça suas reais intenções e respeite o papel dos veículos de comunicação na construção de uma sociedade informada, reafirmando seu compromisso com “o jornalismo ético, plural e independente”.

Segue a ÍNTEGRA DA NOTA

Nota de Repudio doc_250504_195444

 


Compartilhe sua opinião e siga o DFMobilidade nas redes sociais:
Instagram: @DFMobilidade | Facebook: /DFMobilidade | X: @DFMobilidade

 

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.