A federação União Brasil/Progressistas (UP), oficializada em 29 de abril de 2025, reúne 109 deputados federais e 17 senadores, consolidando-se como a maior bancada do Congresso Nacional .
Em um movimento que sinaliza rompimento com o governo, a UP anunciou que devolverá os quatro ministérios atualmente ocupados pelo grupo – entre eles as pastas das Cidades, Comunicações, Agricultura e Pecuária e Desenvolvimento Regional –, enfraquecendo o apoio ao Planalto .
O distanciamento de Lula ficou claro quando o deputado Pedro Celso (MA) recusou-se a assumir o Ministério das Comunicações, ato considerado uma humilhação para o presidente .
Líderes da federação afirmaram que as diferenças ideológicas os afastam de Lula e que não pretendem aliar-se ao bolsonarismo, sinalizando a construção de uma alternativa de centro-direita para 2026 .
Na avaliação de um senador aliado, “o governo acabou”, evidenciando o clima de pessimismo em relação à estabilidade da gestão até o fim do mandato .
Para não perder nenhuma atualização sobre política e mobilidade, siga o DFMobilidade nas redes sociais e participe do debate:
- Facebook: https://www.facebook.com/DFMobilidade
- Twitter: https://twitter.com/DFMobilidade
- Instagram: https://www.instagram.com/DFMobilidade
- LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/dfmobilidade
- YouTube: https://www.youtube.com/DFMobilidade