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POR OBRA GDF FECHA ALÇA DE ACESSO AO LAGO NORTE A PARTIR DESTA QUARTA (03)

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Rota é percorrida diariamente por linhas de ônibus, que passarão a usar acesso principal. Intervenção deve durar quatro meses, até que viaduto seja erguido na área.

Motoristas que usarem a Ponte do Bragueto para acessar as primeiras quadras do Lago Norte, em Brasília, a partir desta quarta-feira (3) precisam ficar atentos a mudanças no trânsito. Em função das obras do Trevo de Triagem Norte, a segunda alça de acesso à DF-009 – via principal do Lago Norte – deve ficar interditada por quatro meses.

O acesso é utilizado, principalmente, pelos ônibus que fazem linhas rumo ao Lago Norte, ao Varjão e ao Paranoá. Com a mudança, esses veículos devem começar a usar o primeiro acesso, logo na saída da Ponte do Bragueto, exigindo atenção especial de todos os motoristas na via.
Na quarta, a interdição da alça usada pelos coletivos deve começar às 10h, orientada pelo DER. A parada de ônibus que ficava entre essas duas rotas de entrada no Lago Norte será desativada, já que os veículos não vão mais passar por ali. Segundo o governo, um novo abrigo foi construído no início da DF-009, logo na entrada do lago, para esses passageiros.
A interdição é necessária para que um novo viaduto seja construído no local, de acordo com o GDF. Os quatro meses, de acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), são necessários para escavar a área e “encabeçar” o viaduto, ou seja, elevar a passagem. Não há prazo divulgado para que os novos acessos ao Lago Norte estejam disponíveis.

Obra extensa

As obras no Trevo de Triagem Norte e na Ligação Torto Colorado devem custar R$ 207 milhões. A primeira parcela do financiamento do banco federal, de R$ 10 milhões, foi liberada em junho de 2016. Os repasses serão trimestrais, até o fim das obras.
Segundo o governo, o trevo é composto por dez obras, entre pontes, viadutos e túneis. A previsão é de que o complexo viário fique pronto em 2018 e beneficie 200 mil pessoas que passam pela região diariamente.
De acordo com o GDF, as obras devem acabar com problemas antigos, como a necessidade de recorrer à faixa reversa em horários de pico de segunda à sexta. Quando concluído, o complexo vai eliminar a faixa reversa entre o Plano Piloto e a região de Sobradinho.

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