Um avião de pequeno porte caiu na manhã desta quinta-feira (9) na praia do Cruzeiro, em Ubatuba (SP), próxima ao Aeroporto Estadual da cidade. A aeronave explodiu após o impacto.
O acidente deixou ao menos oito feridos, segundo informações preliminares. Cinco estavam na aeronave (três adultos e duas crianças) e três pessoas foram atingidas no calçadão da pista de skate próxima ao local. A Prefeitura de Ubatuba confirmou oficialmente apenas a morte do piloto, que ficou preso às ferragens. Os outros passageiros – dois adultos e duas crianças da mesma família – foram resgatados com vida e encaminhados à Santa Casa de Ubatuba.
De acordo com a Rede VOA, concessionária responsável pelo aeroporto de Ubatuba, o avião partiu do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás (SWME). Durante a tentativa de pouso, a aeronave ultrapassou o fim da pista, rompeu o alambrado da cabeceira 09 e parou no mar. Câmeras de segurança registraram o momento do impacto e da explosão.
No momento do acidente, chovia forte, e a pista estava molhada. Segundo a Defesa Civil de São Paulo, Ubatuba foi uma das cidades mais atingidas pelas chuvas nas últimas 24 horas, com 100 milímetros de precipitação registrados e ocorrências de alagamentos.
Fabricado em 2008 pela Cessna Aircraft, o avião tinha capacidade para oito pessoas. O Registro Aeronáutico Brasileiro aponta que a aeronave pertence a uma família de produtores rurais de Goiás.
Vídeos que mostram o momento da explosão circulam nas redes sociais. As causas do acidente estão sendo apuradas pelas autoridades locais e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Veja as imagens abaixo: