fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Lula planeja reduzir espaço do PT para acomodar centrão em reforma ministerial

Foto oficial na cerimônia de posse do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto 

Foto/Agência Brasil
Foto oficial na cerimônia de posse do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto Foto/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva planeja diminuir a presença do PT na Esplanada dos Ministérios para abrir espaço ao centrão. PSD, PP, MDB, Podemos e União Brasil devem ganhar mais cargos após a reforma ministerial prevista para março, após o Carnaval. Atualmente, o PT comanda 13 dos 38 ministérios.

A pressão aumentou com o envio do pacote de cortes ao Congresso. Partidos aliados exigem emendas orçamentárias e mais participação no governo em troca de apoio. PSD e União Brasil pressionam por pastas estratégicas.

Lula busca fortalecer alianças para 2026 e já sinalizou ajustes, mas ainda não definiu quais petistas perderão espaço. A reforma ocorrerá após a definição do novo comando do Congresso, com Hugo Motta (Republicanos-PB) na Câmara e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) no Senado.

Mudanças podem atingir o Ministério de Minas e Energia, sob Alexandre Silveira, cotado para ser substituído por Eduardo Braga (MDB) ou Marcos Pereira (Republicanos). Há resistência interna à troca, com tentativa de manter Silveira em outro cargo.

O Ministério do Desenvolvimento Social, liderado por Wellington Dias (PT), também está na mira. A pasta enfrenta críticas pela falta de ganho político com o Bolsa Família.

Na comunicação, Paulo Pimenta deve deixar a Secom. Lula cobra ajustes e Pimenta pode ser transferido para a Secretaria-Geral da Presidência.

A boa relação de Silveira com Janja Lula da Silva e a resistência em mexer com Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais) também influenciam as decisões finais. Uma reunião ministerial está marcada para dezembro para avaliar o governo e traçar diretrizes para 2024.
*Com informações de Cláudio Dantas

Comentários