fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Lula promete responsabilidade fiscal em vídeo ao lado de Galípolo

Captura-de-Tela-2024-12-20-as-15.40.33-e1734720543251

“Seguimos mais convictos que nunca que a estabilidade econômica e o combate à inflação são as coisas mais importantes para proteger o salário e o poder de compra da família brasileira”, disse o petista

Lula divulgou um vídeo nesta sexta-feira, 20, para prometer mais uma vez responsabilidade fiscal. O presidente aparece na gravação sentado ao lado do futuro presidente do Banco Central Gabriel Galípolo, do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, da ministra do Planejamento, Simone Tebet, e do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.

“Hoje, nós estamos oferecendo um presente, uma novidade ao Brasil, esse jovem chamado Galípolo está assumindo a presidência do Banco Central. E eu queria dizer para o Galípolo que seguimos mais convictos que nunca que a estabilidade econômica e o combate à inflação são as coisas mais importantes para proteger o salário e o poder de compra da família brasileira”, diz Lula na gravação.

“Tomamos as medidas necessárias para proteger a nova regra fiscal e seguiremos atentos a necessidade de novas medidas. O Brasil é guiado por instituições fortes e independentes, que trabalham em harmonia para avançar com responsabilidade”, diz Lula, que parecia ler esse trecho da mensagem de um teleprompter, porque é o único trecho em que não tira os olhos da câmera.

“Relação de confiança“

O petista seguiu:

“Eu queria, Galípolo, dizer para você uma coisa muito importante: eu quero que você saiba que você está aqui por uma relação de confiança minha e de toda a equipe do governo, e eu quero te dizer que você será certamente o mais importante presidente do Banco Central que este país já teve, porque você vai ser o presidente com mais autonomia que o Banco Central já teve.”

Lula finaliza a mensagem com um recado para Galípolo, a quem prometeu não tentar interferir no Banco Central:

“Eu tenho certeza que pela atual qualidade profissional pela tua experiência de vida e pelo teu compromisso com o povo brasileiro, certamente você vai dar sabe uma lição de como é que se governa o Banco Central com a verdadeira autonomia. Por isso eu quero te desejar boa sorte, que Deus te abençoe. Eu quero que você saiba que jamais, jamais haverá da parte da presidência qualquer interferência no trabalho que você tem que fazer do Banco Central. Por isso, eu te desejo muita sorte querido, e que você seja um espelho para que esse Brasil possa ver que nós estamos consertando o Brasil.”

E o amigo Campos Neto?

Lula não mencionou no vídeo os elogios que Galípolo fez a Roberto Campos Neto, de quem assumirá o posto à frente do BC, na entrevista concedida pelos dois na quinta-feira, 19.

O petista ignorou também que o futuro presidente do BC discordou uma única vez de Campos Neto, eleito como inimigo número um da economia brasileira pelos petistas, em todas as reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom), e que assumiu a liderança da decisão de elevar a taxa básica de juros em um ponto percentual e de contratar mais duas de mesmo valor para as próximas deliberações.

Comentários