A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP-DF), está na China em uma viagem técnica com o objetivo de conhecer propostas de empresas fornecedoras de trens para o Metrô do Distrito Federal (Metrô-DF). Acompanhada pelo secretário de Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, e pelo presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, a vice-governadora busca avançar na modernização e ampliação do sistema metroviário da capital federal.
A viagem, teve chegada nesta segunda-feira, 25 de novembro de 2025, tem como foco a avaliação de soluções tecnológicas oferecidas por empresas chinesas, reconhecidas mundialmente por sua expertise no setor ferroviário. Durante as visitas técnicas, Celina Leão e a comitiva do GDF vão analisar opções de fornecimento e negociar detalhes que possam atender às demandas do Metrô-DF.
A modernização do Metrô-DF é uma prioridade para o Governo do Distrito Federal. Em agosto de 2024, Celina Leão já havia anunciado a compra de 18 novos trens, com investimento próprio superior a R$ 2 bilhões, para substituir completamente a frota da Série 1.000. Além disso, em setembro de 2024, o GDF apresentou um projeto para a aquisição de outros 15 trens, com quatro carros cada, em um investimento estimado em R$ 900 milhões. A meta é reduzir o intervalo entre as composições nos horários de pico, aumentando a capacidade de transporte e melhorando a experiência dos usuários.
Com a superlotacão e atrasos frequentes ainda sendo problemas recorrentes, a visita à China também demonstra o compromisso do governo em buscar soluções concretas para a mobilidade urbana do DF. A expectativa é que, com a renovação da frota, o Metrô-DF possa oferecer maior conforto, segurança e pontualidade aos passageiros.
A vice-governadora destacou em postagem nas redes sociais que o objetivo da viagem é garantir o melhor para o transporte público sobre trilhos da capital: “Estamos na China buscando investimentos e parcerias para a melhoria e ampliação do transporte público sobre trilhos no DF”. A declaração reforça a determinação do GDF em priorizar investimentos que beneficiem a população e tornem o sistema de transporte mais eficiente e acessível.