Cláudio Augusto Vieira da Silva, secretário da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos, foi exonerado de seu cargo após denúncias de assédio moral. A demissão ocorre duas semanas após o titular da pasta, Silvio Almeida, também ser demitido sob acusação de assédio.
A exoneração de Vieira da Silva foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (19). Sobre ele pesa ao menos 14 denúncias de assédio moral. Entre as acusações, estão ameaças de exoneração de funcionários, desqualificação de subordinados a críticas às mulheres que estão em licença-maternidade.
Cláudio Augusto era um dos principais assessores de Silvio Almeida. As denúncias contra eles estavam arquivadas desde janeiro, mas foram reabertas sob a gestão de Macaé Evaristo, substituta de Almeida nos Direitos Humanos.
– O guia elaborado pela CGU apresenta 34 exemplos de condutas de assédio moral, das quais 14 práticas podem ser atribuídas, de maneira sistematizadas, ao comportamento do secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Claudio Augusto Vieira da Silva, contra diversas pessoas que trabalham na SNDCA – diz a denúncia dos servidores.
De acordo com fontes ligadas à pasta, Macaé analisa outros casos e não descarta novas demissões.