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Obras da linha 2 do metrô tem início nesta segunda-feira; especialistas e usuários aprovam ampliação

Foto: Reprodução da ALMG
Foto: Reprodução da ALMG

As obras que vão ligar o metrô de Belo Horizonte da região Oeste ao Barreiro tiveram início nesta segunda-feira (16). A cerimônia de lançamento oficial das obras contou com a presença do governador Romeu Zema (Novo) e do vice-governador, professor Mateus Simões — do mesmo partido. De acordo com o projeto da concessionária Metrô BH, a linha 2 estará em pleno funcionamento em 2028. A estação do Barreiro estação será interligada ao Terminal BHBUS Barreiro e ao ViaShopping. No entanto, dois anos antes, em 2026, já estarão prontas as estações Nova Suiça e Amazonas.

O engenheiro civil e mestre em transportes Silvestre de Andrade Puty Filho considera que o início da construção da nova linha é um avanço. “A gente tem que comemorar, ouço falar dessa linha desde a década de 1970. E, agora, é provável que saia, já que o setor privado”, considera o especialista. Ele considera ainda que as novas estações representam um ganho para a população, especialmente a do Barreiro. “O metrô é uma opção de transporte de qualidade”, disse.

O morador do Barreiro e técnico em radiologia Victor Vinicius Santos Oliveira, de 29 anos, corrobora a análise de Puty. Ele contou que vai precisar pegar pelo menos um ônibus diariamente após a disponibilização da nova linha. “Vai reduzir bastante o tempo de deslocamento. Se estivesse em outras regiões, o transporte na cidade funcionaria muito melhor”, considera o usuário.

Investimento

Durante o evento de lançamento da obra, Zema ressaltou a grandeza do projeto. “Estamos falando da maior obra de mobilidade em décadas. São mais de R$ 3 bilhões de investimento. Eu estou dando início às obras, mas sei que meus sucessores terão o prazer de inaugurá-la. É um investimento para o futuro”, disse o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

O investimento para que a linha 2 saia do papel e melhorias na linha 1 sejam possíveis é de R$ 3,7 bilhões — sendo R$ 2,8 bilhões de aporte do Governo Federal e R$ 440 milhões provenientes do Termo de Reparação assinado pelo Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) com a Vale, em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho.

Novas estações

Ao todo, a linha 2 terá 10,5km de extensão e será dividida em sete estações: Nova Suíça (onde será o encontro das duas linhas), Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro. A expectativa é transportar uma média diária de 213 mil passageiros a partir da conclusão da nova linha, sendo 157 mil na linha 1 e 56 mil na linha 2.

Em maio deste ano, o governo de Minas informou que a concessionária Metrô BH comprou 24 novos trens. No mesmo mês, o Governo de Minas anunciou a compra de 24 novos trens pela concessionária Metrô BH — a fabricação dos trens será realizada pela empresa chinesa Changchun Railway Vehicles, subsidiária líder da maior fabricante de material rodante do mundo, CRRC Corporation Limited. A expectativa é de que o primeiro novo trem chegue ao país no primeiro semestre de 2026. Os trens adquiridos devem atuar nas duas linhas do metrô.

Foto: Reprodução da ALMG

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