fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Secretários de Obras e Mobilidade vistoriam obras do corredor exclusivo de ônibus na Asa Sul

IMG-20240911-WA0231

Cerca de 60% dos serviços previstos em contrato estão concluídos; próxima etapa envolve instalação de meios-fios, abertura de bocas de lobo, sinalização e plantio de grama

Nesta quarta-feira (11), o secretário de Obras, Valter Casimiro, e o secretário de Mobilidade, Zeno Gonçalves, realizaram uma vistoria nas obras do corredor exclusivo de ônibus que liga o Setor Policial Sul ao Terminal Asa Sul (TAS). Atualmente, cerca de 20 trabalhadores atuam na concretagem da via, que liga o terminal a pontos estratégicos como o Aeroporto de Brasília, a Estrada Setor Policial Militar (ESPM), o Eixo L, a W3, e as L2 e L4 Sul. No total, serão concretados aproximadamente 11.000 m³ de faixa exclusiva.

Com o objetivo de proporcionar um deslocamento mais rápido, dinâmico e confortável para as cerca de 45 mil pessoas que utilizam a via diariamente, entre motoristas e usuários do transporte público, o Governo do Distrito Federal está investindo mais de R$ 13,2 milhões na construção do corredor. A obra também gera cerca de 90 empregos.

“Essa obra de mobilidade, retomada em maio deste ano, está avançando bem. Acredito que, mantendo esse ritmo, em breve conseguiremos entregar o corredor em pleno funcionamento. É mais um projeto importante de mobilidade urbana, focado em oferecer aos usuários do transporte público maior agilidade, conforto e segurança”, destacou o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro.

O projeto, dividido em duas partes por razões logísticas e de segurança, teve início no trecho entre o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar e o TAS, onde já foram concluídos e entregues dois viadutos. Quando finalizado, o corredor facilitará o acesso ao Aeroporto de Brasília, Eixo L, W3, L2 e L4 Sul. Além da faixa exclusiva para ônibus, o projeto inclui sistemas de drenagem, pavimentação, sinalização e paisagismo.

*Integração com o BRT*

O secretário Zeno Gonçalves ressaltou a importância da obra para os usuários do transporte público coletivo. Segundo ele, o corredor permitirá a integração do Terminal Asa Sul com o BRT Sul e o BRT do Corredor Eixo Oeste, além de ligar as obras viárias do Setor Policial.

“Com essa obra, o transporte público deixa de competir com os demais veículos no trânsito, o que resulta em um deslocamento mais rápido e confortável para os usuários dos ônibus. O governador Ibaneis está retomando investimentos previstos no PDTU (Plano Diretor de Transporte Urbano) que, desde 2011, foram deixados de lado. Essas obras já deveriam ter sido realizadas há anos e, agora, estão sendo finalizadas”, afirmou o secretário da Semob.

De acordo com Zeno, as plataformas de embarque do TAS, originalmente construídas com piso de bloquetes, sofreram danos significativos devido ao tráfego intenso e ao peso dos ônibus, resultando em problemas de drenagem e ondulações que dificultam a circulação dos veículos.

“Esses pisos serão substituídos inicialmente por CBUQ, garantindo funcionalidade imediata. No futuro, será implantado pavimento de concreto, solucionando definitivamente o problema”, concluiu Zeno.

Comentários