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Maior feira de turismo da América Latina, Abav Expo espera injetar R$ 30 milhões na economia do DF

Foto: Renato Alves/Agência Brasília
Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Após um hiato de mais de 20 anos na capital federal, a feira Abav Expo, promovida pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Nacional), retorna à cidade para sua 51ª edição, que será realizada entre 26 e 28 de setembro, no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB), com o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF). O investimento é de cerca de R$ 7 milhões, provenientes da Secretaria de Turismo.

A expectativa é de que o evento atraia 30 mil visitantes, dos quais 10 mil virão de fora de Brasília, gerando uma movimentação de R$ 30 milhões na economia local. “Foi um desejo do nosso trade turístico [trazer a feira para Brasília]. Foi uma construção longa. Essa feira não vem a Brasília há 22 anos, sempre fica entre São Paulo e Rio [de Janeiro] disputando, e nós conseguimos ir lá e fazer essa captação”, explicou o secretário de Turismo, Cristiano Araújo.

O titular da pasta classificou o retorno da feira como um “divisor de águas para o turismo local, pelo fluxo que a feira gera para o negócio”. “Mas acreditamos também nesse legado posterior à feira, de conseguirmos vender mais pacotes e trazer dinheiro novo com turista novo para incrementar a nossa economia”, defendeu. Segundo Cristiano, o objetivo da feira é tornar Brasília um destino ainda mais atrativo para o público nacional e internacional.

A presidente nacional da Abav, Ana Carolina Medeiros, destacou que por onde a feira passa o turismo local tende a se fortalecer nos anos seguintes. “A feira tem sido um precursor de retorno muito grande. As pessoas buscam a cidade anfitriã para ser o seu próximo destino de lazer e de negócios”, contou.

Ana Carolina aproveitou para agradecer ao GDF pelo apoio e empenho de trazer a Abav Expo para a capital. “Quero agradecer ao governador por acreditar num evento tão grandioso e buscá-lo para o DF, trazendo um incentivo muito grande para o turismo, um fomento imediato. O trade turístico de Brasília precisava desse incentivo e crescimento”, defendeu.

Programação

Durante três dias, o evento contará com a participação de mais de duas mil marcas do setor, incluindo representantes de hotelaria, gastronomia, transporte, turismo e artesanato. Serão utilizados três pisos do CICB para a exposição de 198 estandes em uma área total de 30 mil metros quadrados. Participarão players de 22 países, 26 estados brasileiros e 15 municípios.

Quatro arenas serão montadas para abrigar a programação de talks, capacitações, palestras e debates sobre temas de interesse do setor, como turismo 60+, turismo cívico e afroturismo. A abertura está prevista para 25 de setembro, às 19h, no Auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Feira voltada para o setor de negócios, pela primeira vez, a Abav Expo terá um dia aberto ao público em geral. “Turismo bom é aquele que é bom para a população local também. Não só para quem é de fora. Então a gente dá essa oportunidade para a população conhecer outros destinos e o que tem no turismo. Acreditamos que vai ser muito importante para esse movimento de desenvolvimento de Brasília”, destacou a diretora executiva nacional da Abav, Jerusa Hara. No último dia, 28 de setembro, o evento terá ingressos disponíveis ao preço popular de R$ 20.

Sobre a feira

Reconhecida internacionalmente, a Abav Expo é considerada a maior feira de turismo da América Latina. O evento proporciona uma vitrine para lançamentos e apresentação de tendências do setor, gerando oportunidades de negócios e fortalecendo marcas e destinos turísticos.

Fundada em 1953, a Abav Nacional é a principal entidade de agenciamento de turismo no Brasil. Com presença em todos os 26 estados e no Distrito Federal, a associação conta com mais de duas mil empresas associadas, incluindo agências de viagens, operadoras e consolidadores. Juntas, essas empresas respondem por cerca de 80% da movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no país, gerando um faturamento de R$ 34,4 bilhões em 2023.

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